Fonte do Texto - Stefan Ligocki - 21/05/2007 - Jornal Pioneiro
Por uma CPI eficiente
Independentemente de a CPI dos Pedágios da Assembléia ficar com maioria situacionista ou oposicionista a partir das indicações dos deputados que serão feitas no decorrer desta semana, é fundamental que a comissão que investigará os contratos de concessões rodoviárias do Estado faça um trabalho isento e eficiente. Ao longo dos últimos anos, as CPIs, tanto na Assembléia quanto no Congresso Nacional, caíram em descrédito por conta do seu uso como palanque político ou como meio de livrar a pele de políticos que não respeitaram o mandato que lhes foi concedido pela população. No caso da CPI dos Pedágios, se a base aliada do governo Yeda Crusius (PSDB) confirmar as expectativas e conquistar a relatoria, é importante que não faça um trabalho chapa-branca. Ao mesmo tempo, se a oposição por ventura obtiver a vaga de relator, não pode realizar um trabalho visando única e exclusivamente a prejudicar o Piratini. Seja de quem for a relatoria, os gaúchos esperam que a CPI apure as supostas irregularidades dos pedágios privados e, principalmente, não termine em pizza.
Desviomania
Promover melhorias em estradas que servem como desvios de pedágios está virando mania entre as prefeituras do Nordeste Gaúcho. Depois dos Executivos de Farroupilha e Caxias do Sul, agora é a vez de a prefeitura de Boa Vista do Sul, cidade de 3 mil habitantes que fica a 18 quilômetros de Garibaldi. O prefeito do município, Paulo Bagatini (PT), conseguiu a aprovação do Legislativo para asfaltar e alargar cinco quilômetros de uma estrada na localidade de São Luiz de Castro. - É uma antiga reivindicação dos moradores, que sofrem com a poeira levantada por carros e caminhões que passam a todo momento pela estrada para desviar do pedágio na Rota do Sol - conta.
Vale quanto custa
A obra em Boa Vista do Sul custará caro, cerca de R$ 1 milhão, mas Bagattini acredita que vale cada centavo. - Vamos usar material da melhor qualidade, pois é uma estrada que é usada para escoar a produção de milho, frango e outros produtos. E ninguém aceita o pedágio aqui, fica no meio da cidade. Nós temos de fazer a nossa parte - informa o prefeito, acrescentando que empresas já deixaram de se instalar no município por causa da praça de pedágio da Sulvias.
***
Em tempo: Paulo Bagatini diz que já recebeu informações de que a concessionária planeja transferir a praça de pedágio para outro ponto da mesma estrada, a fim de inviabilizar o uso da rota alternativa ao pedágio.
Palanque
- Os vereadores Evandro Ballardin e Tchony, do PMDB de São Marcos, protocolaram no Legislativo local uma moção de apoio à indicação de Alvaro Boessio para fazer parte da CPI dos Pedágios. - O ex-deputado do PMDB Alcides Saldanha assume hoje a presidência da Agergs.
A propósito
DúvidaDaqui a 120 dias, quando estiver concluída, qual será o resultado prático da CPI dos Pedágios na vida dos gaúchos?
Por uma CPI eficiente
Independentemente de a CPI dos Pedágios da Assembléia ficar com maioria situacionista ou oposicionista a partir das indicações dos deputados que serão feitas no decorrer desta semana, é fundamental que a comissão que investigará os contratos de concessões rodoviárias do Estado faça um trabalho isento e eficiente. Ao longo dos últimos anos, as CPIs, tanto na Assembléia quanto no Congresso Nacional, caíram em descrédito por conta do seu uso como palanque político ou como meio de livrar a pele de políticos que não respeitaram o mandato que lhes foi concedido pela população. No caso da CPI dos Pedágios, se a base aliada do governo Yeda Crusius (PSDB) confirmar as expectativas e conquistar a relatoria, é importante que não faça um trabalho chapa-branca. Ao mesmo tempo, se a oposição por ventura obtiver a vaga de relator, não pode realizar um trabalho visando única e exclusivamente a prejudicar o Piratini. Seja de quem for a relatoria, os gaúchos esperam que a CPI apure as supostas irregularidades dos pedágios privados e, principalmente, não termine em pizza.
Desviomania
Promover melhorias em estradas que servem como desvios de pedágios está virando mania entre as prefeituras do Nordeste Gaúcho. Depois dos Executivos de Farroupilha e Caxias do Sul, agora é a vez de a prefeitura de Boa Vista do Sul, cidade de 3 mil habitantes que fica a 18 quilômetros de Garibaldi. O prefeito do município, Paulo Bagatini (PT), conseguiu a aprovação do Legislativo para asfaltar e alargar cinco quilômetros de uma estrada na localidade de São Luiz de Castro. - É uma antiga reivindicação dos moradores, que sofrem com a poeira levantada por carros e caminhões que passam a todo momento pela estrada para desviar do pedágio na Rota do Sol - conta.
Vale quanto custa
A obra em Boa Vista do Sul custará caro, cerca de R$ 1 milhão, mas Bagattini acredita que vale cada centavo. - Vamos usar material da melhor qualidade, pois é uma estrada que é usada para escoar a produção de milho, frango e outros produtos. E ninguém aceita o pedágio aqui, fica no meio da cidade. Nós temos de fazer a nossa parte - informa o prefeito, acrescentando que empresas já deixaram de se instalar no município por causa da praça de pedágio da Sulvias.
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Em tempo: Paulo Bagatini diz que já recebeu informações de que a concessionária planeja transferir a praça de pedágio para outro ponto da mesma estrada, a fim de inviabilizar o uso da rota alternativa ao pedágio.
Palanque
- Os vereadores Evandro Ballardin e Tchony, do PMDB de São Marcos, protocolaram no Legislativo local uma moção de apoio à indicação de Alvaro Boessio para fazer parte da CPI dos Pedágios. - O ex-deputado do PMDB Alcides Saldanha assume hoje a presidência da Agergs.
A propósito
DúvidaDaqui a 120 dias, quando estiver concluída, qual será o resultado prático da CPI dos Pedágios na vida dos gaúchos?
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