terça-feira, 8 de maio de 2007

CPI DOS PEDÁGIOS É DISCUTIDA EM PLENÁRIO NA CÂMARA DE CAXIAS DO SUL

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Caxias do Sul
Vereador Édio Elói Frizzo destacou que o tema pedágios interessa e preocupa todo o Estado.
Na Sessão Ordinária, de terça-feira dia 08, o Vereador Édio Elói Frizzo/ PPS levantou a questão da CPI dos Pedágios no Plenário da Câmara, mostrando-se indignado com as últimas informações sobre o tema. “Está acontecendo claramente uma manobra de alguns deputados para tentar esvaziar a CPI dos Pedágios, especialmente do deputado Luis Fernando Záchia e de Rossano Gonçalves. Isso reforça a afirmação de que os braços da Convias são muito grandes”, discursou Frizzo.
O Vereador Vinicius De Tomasi Ribeiro/ PDT complementou a manifestação do colega. “Não são braços, são tentáculos. O deputado Rossano Gonçalves está dando um tapa na cara do PDT e do povo, quando mais uma vez está pensando em seus interesses, que não sabemos quais são”, lamentou o parlamentar. Ribeiro lembrou ainda que até o momento 24 deputados estaduais assinaram a criação da CPI para análise dos pedágios.
Para o Vereador Deoclecio da Silva/ PMDB está acontecendo uma quebra de braço na Assembléia Legislativa. “Acho que embora tantos problemas o critério dos deputados será o mesmo e a CPI vai sair, independente do jogo que as concessionárias começam a fazer. A região tem se mostrado muito forte nessa luta. Não estamos fazendo uma discussão regional”, destacou o parlamentar.
O Vereador Alfredo Tatto/ PT uniu-se aos colegas no debate. “As praças privadas são as que mais cobram e as que menos investem, existem estudos que comprovam isso. As praças comunitárias são as que mais investem. Ou seja, a máquina pública consegue ter mais lucro e trazer mais resultado do que as concessões privadas. Como se explica isso?” questionou Tatto.
Enriquecendo a discussão a Vereadora Geni Peteffi/ PMDB destacou: “A condição para que a governadora não prorrogasse os pedágios de Caxias é de que se mexa na praça de Vila Cristina, alguma coisa eu sabia que deveria ter”, disse a parlamentar.
O Vereador Marcos Daneluz/ PSB mostrou-se revoltado com a maneira que a governadora Yeda Crusius está administrado o Estado. “É uma vergonha, um desrespeito com a população do Rio Grande do Sul, a partir dos pronunciamentos da governadora se percebe um descontrole de governo”, queixou-se o parlamentar.
O petista Guiovane Maria/ PT também criticou o governo e demonstrou dúvida sobre a questão dos pedágios. “O contrato de concessão dos pedágios não vence em 2013? Então porque esta pressão agora? O que está por traz disso tudo? Alguma coisa tem”, indagou o parlamentar.
O Vereador Edson da Rosa/ PMDB ressaltou que muitos movimentos em relação aos pedágios já foram feitos. “O que eu não consigo entender são as cláusulas de contrato que não são cumpridas. Especialmente a que prevê que deve haver uma via alternativa para cada praça. Por que estas normas não são cumpridas, isso não tem explicação”, observou o parlamentar.
Para o Vereador Francisco Spiandorello/ PSDB o assunto ainda não chegou ao fim. “Já que nossa influência é tão grande, devemos estar presentes e atuantes em Porto Alegre. Não queremos privilégios, queremos o mesmo tratamento das outras regiões. A pressão tem que prosseguir para conseguirmos nosso objetivo”, disse Spiandorello.
O Vereador Getulio Demori/ PP comentou que esteve reunido com o presidente da Assembléia Legislativa, Frederico Antunes, e apesar de estar preocupado com algumas declarações do líder de governo mostrou-se esperançoso com relação a CPI.
Concluindo a discussão o Vereador Édio Elói Frizzo/PPS parabenizou a imprensa caxiense por proporcionar que a sociedade debata o tema. “A imprensa de Porto Alegre não fala absolutamente nada de pedágios, a situação de Viamão está pior do que a de Caxias. Essa não é uma questão localizada. Este é um problema estadual”, resumiu Frizzo.

Nenhum comentário: