sexta-feira, 4 de maio de 2007

AINDA NÃO FOI DESSA VEZ


Fonte do Texto: Jornal Pioneiro - Mirante - Stefan Ligocki - 04.05.07
Por conta de um pequeno cochilo da assessoria jurídica dos deputados que articulam a criação da CPI dos Pedágios na Assembléia, a instalação da comissão ficou para a próxima segunda-feira. Como o requerimento que pede a instalação da CPI não indicou o período de duração dos trabalhos do grupo, a procuradoria jurídica da Casa concedeu um parecer favorável ao documento, com a ressalva importante de que se fizesse tal ajuste. Apesar de o artigo 84 do regimento interno da Assembléia prever o período de duração de CPIs, os assessores jurídicos dos parlamentares pró-CPI dos Pedágios entenderam que era melhor fazer o ajuste para evitar problemas futuros. Com agilidade, a alteração foi feita ontem mesmo. O contratempo, no entanto, forçará uma nova coleta de assinaturas de, no mínimo, 19 deputados. O novo esforço para buscar adesões incomoda alguns deputados, como Alvaro Boessio (PMDB). Ele receia que alguns parlamentares não assinem o novo requerimento. Nos bastidores da Assembléia, porém, comenta-se que não há o que temer. Os 27 deputados que assinaram o primeiro requerimento devem aderir de novo, até porque o parecer da procuradoria da Casa apontou que há um fato determinado para criar a comissão. Há quem acredite que a CPI pode obter ainda mais adesões. É esperar pra ver.
O secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade (PSDB), gosta de fazer um suspense. Ontem, ao falar com o Pioneiro, ele afirmou que o governo estadual está estudando uma solução definitiva para o problema do pólo rodoviário de pedágio de Caxias do Sul. Mas não deu detalhes, assim como tem feito quando fala sobre o Duplica RS, o programa de melhorias das estradas gaúchas que segue envolto em mistério - pelo menos até o fim deste mês, quando está prevista sua conclusão. Espera-se que não seja muito barulho por nada. A expectativa já é gigantesca.
Interpretações distintas
O presidente da Assembléia, Frederico Antunes (PP), tem outra visão sobre o que ocorreu ontem na Assembléia, no ato de divulgação do parecer favorável em parte ao requerimento que pede a criação da CPI dos Pedágios. - Houve uma falha no requerimento e eu devolvi o documento. Não é um parecer favorável - garantiu o progressista em um telefonema à coluna ontem à noite. À tarde, a imprensa da Casa divulgou que o parecer era favorável em parte. À noite, no site da Assembléia, a informação era de que o parecer tinha sido devolvido.
Mais
Receio em vão

Pesquisa promovida pelo Mirante durante dois dias mostrou como alguns leitores estavam receosos com o resultado do parecer que seria divulgado pela Assembléia sobre o pedido de criação da CPI dos Pedágios. Diante da pergunta "Você acredita que o requerimento que cria a CPI dos Pedágios receberá parecer favorável da procuradoria jurídica da Assembléia?", 40% (6 votos) dos internautas disseram Sim, enquanto 60% (9 votos) afirmaram não. Ontem, a Assembléia concedeu parecer favorável em parte à CPI.
A propósito
Demora

Vai acontecer mais alguma coisa para emperrar a largada da CPI dos Pedágios?

Nenhum comentário: