Stefan Ligocki - 08/05/2007 - Jornal Pioneiro
Não é bem assim a anunciada desistência do governo estadual em prorrogar os contratos dos pedágios privados. Assim que a manchete do Pioneiro de ontem começou a repercutir em Porto Alegre, a cúpula do Piratini tratou de se reunir para fazer retificações às declarações concedidas pela governadora Yeda Crusius (PSDB) no sábado. O secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade (PSDB), esteve reunido com Yeda por mais de três horas para falar sobre concessões. Conforme a coluna apurou ontem, a intenção de não prorrogar as concessões só valeria para o pólo de Caxias do Sul. O governo estadual entende que o atual modelo de concessões rodoviárias só sofre resistência mesmo na maior cidade da Serra gaúcha. Em outros municípios da região ou do Estado, como Vacaria ou Pelotas, a resistência não seria tão forte. Por conta da resistência organizada, Caxias seria "premiada". A intenção é incluir obras fundamentais para o pólo de Caxias no pacote de negociação com a Univias, como a construção de um trevo na rótula da RS-122 com a Rota do Sol (na saída para Flores da Cunha), orçado em R$ 5 milhões, e de um viaduto em frente à fábrica da Tramontina, em Farroupilha. Cogita-se que, em troca, a praça de pedágio de Vila Cristina seria transferida de local, inviabilizando o uso dos dois desvios existentes na localidade. De 1998 a 2006, a praça de Vila Cristina arrecadou R$ 16,2 milhões. Imagine sem os desvios.
Risco-prorrogação
O governo estadual se arrisca ao contemplar Caxias do Sul como único local do Estado sem prorrogação de concessão rodoviária - pelo menos, por enquanto. Em cidades como Lajeado, Pelotas, Vacaria e Viamão, o movimento contra os pedágios está longe de ser esquálido. O tratamento diferenciado a Caxias vai gerar muitas reclamações. É questão de tempo. - A emenda vai ser pior que o soneto - prevê o secretário-geral da Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas do Estado (Assurcon), Agenor Basso. Basso não está totalmente convencido de que o Palácio Piratini realmente desistiu da idéia de prorrogar o contrato de concessão rodoviária do pólo de Caxias do Sul.
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Em tempo: nos bastidores do Piratini, comenta-se que a prorrogação do contrato do pólo de Caxias não está totalmente descartada.
Tratamento...
O deputado Francisco Appio (PP), de Vacaria, já avisou que vai fazer barulho por conta da intenção do governo de tratar os pólos de pedágio de forma diferenciada. Ele pretende falar sobre o tema hoje, em discurso na Assembléia. - O governo teme a CPI dos Pedágios e já está recuando em relação à prorrogação. Mas erra ao considerar que o problema é só de Caxias - afirma Appio. Ele não acredita que a prorrogação, mesmo dividida por pólos, seja aprovada.
...desigual
A deputada estadual caxiense Marisa Formolo (PT), uma das principais articuladoras da CPI dos Pedágios, também discorda da intenção do governo estadual de não prorrogar apenas o contrato de concessão do pólo de Caxias. - O problema não é só em Caxias. A exploração é em todo o Estado. Isso é tratamento desigual - detona Marisa.
Contra-ataque
O governo estadual começa a articular sua base aliada para melar a CPI dos Pedágios. Ontem, o deputado Rossano Gonçalves (PDT), pediu à Mesa Diretora da Assembléia a criação de uma comissão para analisar concessões. Serão chamados a falar representantes dos últimos três governos estaduais. A comissão é uma resposta à CPI dos Pedágios. - Se cancelarmos os contratos com as concessionárias, quem vai cuidar das estradas? - indaga o parlamentar, que é contrário à CPI. A Mesa da Assembléia decide hoje o que fará com o pedido.
Solução alternativa
O deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB) foi recebido ontem no Executivo caxiense pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). O parlamentar conversou com o prefeito caxiense sobre alternativas para acabar com os freqüentes engarrafamentos que ocorrem na rótula da RS-122 com a Rota do Sol - exatamente o trecho que pode entrar na negociação entre Convias e governo estadual na elaboração do Duplica RS. Sartori e Oliveira se comprometeram a buscar soluções provisórias, como a instalação de um semáforo ou de uma nova rotatória, enquanto Daer e Convias não arrumam uma forma definitiva de resolver o problema.
O Mirante quer saber: você concorda com a opção do Estado de não prorrogar somente o contrato do pólo de pedágio de Caxias do Sul? (Para votar clique sobre o link sublinhado).
A propósito
ImpactoOs outros municípios do Estado vão concordar com o tratamento diferenciado ao pólo de pedágio de Caxias do Sul?
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