terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pedágio de Farroupilha em debate


Stefan Ligocki - 04/11/2008
Agora é oficial: o Duplica RS, ambicioso projeto de melhoria nas estradas gaúchas, chega à Assembléia Legislativa nesta semana ou no máximo no início da próxima. Para a Serra, em troca da prorrogação das concessões rodoviárias, ele prevê a redução das tarifas em 20% (a menor cairia dos atuais R$ 5,40 para R$ 4,30) e a mudança de endereço da praça de Vila Cristina, evitando fugas. Também incluirá uma série de obras importantes como o novo trevo no entroncamento da RS-122 com a Rota do Sol, a construção de um viaduto em Farroupilha, na saída para Porto Alegre, e a duplicação de três quilômetros no perímetro urbano da BR-116 em Caxias do Sul. Mas a coluna apurou que a medida mais impactante (e bem-vinda) ainda está sendo negociada pelo secretário estadual da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, com os diretores do consórcio Univias, que administra o pólo de Caxias. Se as negociações forem bem-sucedidas, a praça de cobrança de Farroupilha seria extinta. Isso mesmo. Em uma outra possibilidade, caso o Univias não ceda, a praça mudaria de endereço, conforme confidenciou à coluna o deputado Alvaro Boessio (PMDB), de Farroupilha. A expectativa do governo é de que o projeto seja votado até 15 de dezembro, para que possa entrar em vigor já na virada do ano, evitando o tradicional reajuste da tarifa. Até 15 de dezembro, os pedágios pautarão a Assembléia.
A propósito - Dúvida

Qual a vantagem para o Univias em abrir mão da praça de Farroupilha?
Moeda de troca
O Duplica RS promete incendiar a Assembléia. Para aprová-lo, os deputados da situação estariam negociando a realização de obras em trechos rodoviários de suas regiões eleitorais. Por outro lado, os parlamentares da oposição, que não aceitam nem falar em prorrogação dos contratos dos pedágios, ameaçam conseguir a última assinatura que falta para instalar a CPI do Daer.Vai ser necessária muita serenidade por parte dos nossos deputados para medir os prós e contras do Duplica.
A Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos dos Pedágios da Assembléia se reúne hoje para discutir o envio do Duplica RS pelo Piratini. Coordenador da Frente, o deputado Francisco Appio (PP) reclama que o Piratini já teria garantido 48 novos acessos municipais nos redutos eleitorais de deputados da base aliada. O Piratini tem insistido que o Duplica RS trará benefícios.

Nenhum comentário: