sexta-feira, 21 de novembro de 2008

FOCOS DE RESISTÊNCIA AO "DUPLICA PRORROGAÇÃO" COMEÇAM A SURGIR EM DIVERSAS REGIÕES DO ESTADO

21/11/2008 N° 10302 MIRANTE STEFAN LIGOCKI - JORNAL PIONEIRO
RUÍDO NA COMUNICAÇÃO
Após a enorme repercussão da notícia de que o governo federal deve rejeitar a prorrogação dos contratos dos pedágios nas BRs porque não há previsão de nova licitação, o governo Yeda Crusius (PSDB) acendeu o sinal amarelo e foi à luta para tentar virar o jogo.Ontem, Yeda já solicitou uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para detalhar o Duplica RS. A governadora garante que o governo federal não tem opinião formada sobre o projeto porque não o conhece. A declaração contraria a versão dada na véspera pelo líder do Planalto na Câmara, Henrique Fontana (PT). Duelo de palavras à parte, o fato é que há um evidente ruído na comunicação entre Estado e União. Até porque, se não houvesse, Yeda não iria a Brasília provavelmente semana que vem para tentar resolver a questão.Contudo, as dificuldades de aprovação do Duplica RS na Assembléia não param por aí. Ao que tudo indica, o Piratini terá de alterar a proposta ou mesmo retirar o seu regime de urgência. Caso contrário, corre o risco de se submeter a mais uma constrangedora derrota. Leia mais nas páginas 16 e 17.
A PROPÓSITO Futuro
Dá para acreditar que o Duplica RS ainda vai ser aprovado?
Foco de resistência
Não é à toa que o governo Yeda tenta buscar apoio ao Duplica RS por meio de um projeto que inclui, entre outros benefícios à Serra, a extinção da praça de pedágio da RS-122, em Farroupilha. É nesta região que está o maior foco de resistência aos pedágios privados, sem sombra de dúvida.Uma prova disso foi a audiência de quarta-feira à noite, que reuniu uma impressionante platéia de 230 pessoas, entre elas vários prefeitos e vereadores, atuais e eleitos. Gente com influência, portanto.Mais cedo ou mais tarde, o Piratini terá de ouvir esse pessoal se quiser aprovar o Duplica RS.
Duplica RS 1
Ao falar com o Mirante ontem, o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, garantiu ter repassado todas as informações sobre o Duplica RS ao governo federal ainda no mês de outubro, em um encontro com o ministro-substituto dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.– Eu estranho tudo o que está acontecendo. Mas a governadora vai dar mais detalhes ao Alfredo Nascimento. Está tudo dentro da normalidade – afirma.
Duplica RS 2
Andrade sustenta que, antes de contar com a concordância oficial do governo federal ao Duplica RS, o projeto precisa ser aprovado. Portanto, não entende o motivo de tanto barulho feito pela oposição.O secretário não trabalha com a hipótese de que o Planalto realmente rejeite a prorrogação por falta de licitação.O tempo dirá se o governo Yeda precisará de um plano B.
Saia justa
Os prefeitos de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), e de Farroupilha, Bolivar Pasqual (PMDB), ficaram numa saia justíssima na audiência pública promovida pela Câmara caxiense e pela Assurcon na quarta-feira à noite.Sartori e Pasqual, que se manifestaram favoráveis ao Duplica RS em entrevistas recentes, foram cobrados, inclusive por peemedebistas da região, por estarem ausentes na audiência. A maior cobrança, porém, veio de um petista, o vereador farroupilhense Paulo Schneider.– Cadê os prefeitos de Caxias e de Farroupilha? O Pasqual chegou a fazer uma rota alternativa e não está aqui – cobrou o petista, da tribuna.Em tempo: na reunião, os manifestantes contrários ao Duplica RS distribuíram panfleto com declarações de Sartori e do presidente da CIC de Caxias, Milton Corlatti, favoráveis ao programa estadual.
Palanque
- O prefeito eleito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli (PT), garantiu as risadas na audiência de quarta na Câmara caxiense ao dizer que tinha orgasmos ao usar o desvio do pedágio da região.- Confronto à vista: a Assurcon marcou protesto contra o Duplica RS para hoje no fim da tarde, na RS-122, nas proximidades do Hotel Samuara. Exatamente por onde a governadora Yeda passará para se dirigir ao encontro de tucanos em Caxias do Sul.
Novo pedido à Justiça
A oposição ao Duplica RS segue se movimentando para impedir a aprovação do projeto do governo Yeda.Depois de ir ao Ministério Público Federal na quarta-feira, ontem deputados estaduais oposicionistas foram ao Ministério Público Estadual (MPE) para pedir uma análise quanto à legalidade da proposta.

Nenhum comentário: