quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pedra no caminho da prorrogação dos pedágios.

Quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A notícia de que o governo federal rejeita a prorrogação dos pedágios por mais 15 anos, divulgada há pouco pela jornalista Ana Amélia Lemos na Rádio Gaúcha, deixou a oposição em festa. Um dos principais inimigos da prorrogação, o deputado Gilmar Sossella (PDT) está eufórico:
— O governo esqueceu que para prorrogar os contratos precisava da concordância do governo federal, já que mais de 900 quilômetros de estradas pedagiadas são federais.
Em reunião realizada hoje à tarde com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foi categórico: o governo não aceitará a prorrogação dos contratos sem nova licitação.
No fim de semana, Fontana disse à Página 10 que consultaria o governo federal porque considerava inaceitável a prorrogação dos contratos sem uma nova licitação.
De acordo com Fontana, Nascimento disse que ficou surpreso ao ver seu nome nas minutas de contratos como sendo anuente da prorrogação de vigência dos pedágios nas rodovias federais. Segundo o parlamentar, o ministro afirmou nunca ter visto os documentos.
— O ministro discorda das prorrogações por 15 anos sem novas licitações — destacou Fontana.
Fontana ratifica a posição do governo federal e diz que o pedágio no Rio Grande do Sul é muito caro para os serviços que oferece:
— Não podemos cometer erros do passado, quando foram construídas praças de pedágios sem garantias contratuais de duplicação e de investimentos que de fato melhorassem as estradas gaúchas. É preciso planejar uma ampla reestruturação da infra-estrutura rodoviária no Estado. E isso não está assegurado na proposta enviada pela governadora Yeda Crusius à Assembléia Legislativa.
Postado por Rosane às 18h37 - ZERO HORA

Nenhum comentário: