quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Líderes políticos se reúnem na Câmara de Vereadores para discutir o Duplica RS. Deputados e Vereadores criticaram o projeto que prevê a prorrogação.

Ocorreu nesta quarta-feira(19), a Audiência Pública para a discussão do Duplica RS que, entre várias medidas, prevê a prorrogação dos contratos dos pedágios. Compuseram a mesa durante a reunião: o Presidente da Câmara de Vereadores Edio Elói Frizzo/PSB, o Deputado Estadual Álvaro Boésio, Deputada Estadual Marisa Formolo, Secretário Executivo da Corede José Adamolli, Presidente da Assurcon Juarez Colombo, Presidente Estadual da Fetrasul Paulo Vicente Calef.
O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB discursou em nome do Poder Legislativo. “O que nos unifica nesta reunião é a nossa posição clara, unânime, contrária ao projeto de lei encaminhado pela Governadora propondo a prorrogação dos contratos de pedágios. Eu diria que o principal absurdo é sem dúvida a postura arrogante, na medida em que, um contrato com cinco anos ainda pela frente, é encaminhado à Assembléia sem que se respeite a legislação pátria. Uma das principais questões que temos que deixar claro é que ninguém de nós é contra as obras, contra o chamado Duplica. Somos contra a prorrogação dos pedágios”, explicou.
O Secretário Executivo da Corede, José Adamolli, concordou com o Vereador. “Nós estamos diante de um momento melancólico no Rio Grande. Ver esta casa cheia pela representatividade nos anima e nos traz uma energia positiva. Juntos somos fortes. O poder emana do povo e deve ser exercido para ele. Não queremos a prorrogação. Não queremos esse modelo de pedágios”, concluiu.
“Aprendi que se tiver que dar um boi para entrar em uma luta, gasto uma boiada para não sair. Só vou sair no momento em que o assunto estiver resolvido e além de nós, líderes que estamos aqui, podemos contar só com mais quatro forças para derrotar este plano maquiavélico. Não aceito mais vinte anos de domínio pelos dez anos que já passei”, ressaltou o Presidente Estadual da Fetrasul, Paulo Calef. “Acho que o Governo Federal é o nosso primeiro aliado. Porque ele pode dizer 'não' para o que pretende nossa governadora. A segunda grande força aliada é a justiça. A terceira é que não adianta ficarmos aqui reunidos se não formos para a praça e mostrarmos que o povo do Rio Grande não aceita isso. Não se pode enganar o povo por tanto tempo e dessa forma. Nós temos ainda uma quarta força que é a imprensa livre, aquela que não aceita e nem leva em consideração todo o dinheiro de propaganda que recebe para divulgar o programa. Nós estamos juntos e temos muito o que fazer”.
“Esta é uma luta não só da região, mas de todo o Rio Grande. Não podemos somente trocar o problema de lugar. E esta é a idéia que o governo está tendo hoje”, defendeu o Presidente da Assurcon, Juarez Colombo.
O Deputado Estadual Álvaro Boésio também manifestou sua posição contrária ao projeto. “Nossa posição é muito clara com relação ao Duplica. Este governo, infelizmente, é difícil de lidar. Tomara que esta mobilização não termine aqui”.
“A luta contra a prorrogação já é histórica. Somos vistos como o símbolo e esteio desta luta na nossa região. Este tema é ligado à interesses que com certeza não são os interesses do povo”, criticou a Deputada Estadual Marisa Formolo. “Nós estamos na Assembléia com uma maioria que votará a favor do projeto porque foram visitados pelos donos das concessionárias...Se este projeto for aprovado eles só nos darão os anéis. Eles ficarão com a mão, porque a mão é o modelo que eles querem sustentar”.
O Deputado Estadual Paulo Azeredo também manifestou seu posicionamento com relação ao Duplica RS. “Não dá para aceitarmos o que estão fazendo com o Rio Grande. Não podemos permitir que este projeto passe pelo Parlamento. Temos que mostrar para o povo que este projeto deste governo, que irá permanecer apenas por mais dois anos, não pode engessar o Estado por mais vinte anos”, mencionou.
O Deputado Estadual Gilmar Sossella apresentou um estudo sobre a duplicação das estradas nos pólos comunitários da região. “A previsão é que se duplique na região de Portão apenas três quilômetros em vinte anos. Em Vacaria também serão apenas três quilômetros. Além disso, é um absurdo cobrarem três milhões e seiscentos e oitenta e cinco reais ao quilômetro duplicado”, informou.
Ao final do encontro foi acordado entre as lideranças que nesta sexta-feira, dia 21, às 18h, no acesso ao Hotel Samuara haverá uma manifestação para receber a governadora Yeda Crusius que estará em visita à cidade. Fonte: Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Nenhum comentário: