quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Vereadores caxienses são contrários ao Duplica RS. Parlamentares convocaram a população para protestar contra medida que prorroga contratos de pedágio

Os Vereadores enfatizaram na Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 12, a contrariedade da Câmara Municipal ao Projeto Duplica RS da governadora Yeda Crusius/PSDB. O presidente do Poder Legislativo Edio Elói Frizzo/PSB caxiense abordou o assunto manifestando sua indignação com a postura do Secretário Estadual de Infra-Estrutura e Logística Daniel Andrade que esteve na cidade por duas vezes reunido com empresários sem ouvir as lideranças políticas. “Nós representamos a comunidade de Caxias do Sul. O Secretário esteve por duas noites em jantares com o PIB de Caxias. Ele nos coloca numa postura que nos envergonha quando não reconhece a existência do Poder Legislativo. Qual o receio de discutir com a população? Me sinto traído e falo em nome dos Vereadores e da comunidades”, queixou-se Frizzo.
O presidente continuou sua fala lamentando a cobertura do Duplica RS dos meios de comunicação. “Não se vê uma opinião crítica. Rapidamente a imprensa se ajeitou. Fico abestalhado porque vou ouvir as rádios e quem está patrocinando os programas jornalísticos? A Convias. Patrocinando para tentar calar alguns, não todos, alguns ainda têm independência. Não fiquemos quietos população de Caxias do Sul. Ajudem a Câmara. Escrevam para os jornais, liguem para as rádios. Precisamos do apoio crítico do setor empresarial, que não pode se vender por meia dúzia de moedas e inclusive nosso Prefeito”, conclamou o Vereador Edio Elói Frizzo.
Em seguida grande parte dos parlamentares emitiram opiniões sobre o tema. “Estavam preparando nosso espírito. As manchetes vinham garrafais: buracos e mais buracos, falta de investimentos, ... Isso tudo culminando com o projeto na Assembléia. Compreendendo essas questões vou ter que concluir que isso foi orquestrado, tentando fazer que a opinião pública seja comprada e tenha que decidir entre: morrer enforcada ou com um tiro na testa. Segundo a governadora não existe nenhuma alternativa. E os nosso impostos servem pra quê? Qual é o papel da classe política? É dizer Amém àquilo que as elites pensantes decidiram? Eu sou daqueles do povo que diz: os nosso impostos são suficientes para a manutenção das estradas, que sejam retirados os pedágios”, expôs o Vereador Alfredo Tatto/PT
O Vereador Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT dividiu com os colegas dados de arrecadação da Convias e foi taxativo: “É possível fazer esse tipo de investimento proposto agora num único ano, mantendo os valores como estão. Não é possível discutir um projeto como esse em 30 dias. A comunidade empresarial deve estar do nosso lado porque qualquer acréscimo do preço iria de encontro ao valor dos produtos. Quanto maior o número de pedágios, maior teria que ser o valor dos produtos”.
Outra polêmica levantada por Frizzo é em relação aos investimentos em publicidade da Convias. “Se eles tem monopólio porque precisa fazer propaganda?”, questionou o presidente.
O Vereador Marcos Daneluz/PT seguiu a mesma linha de raciocínio. “O senhor matou a charada, porque investir publicidade se já ganhou a licitação. Publicidade para quê? Fiquei triste que a CIC e o Prefeito são a favor. Nesse momento quero dizer que elogio aqueles que tem a coragem de assumir uma postura com relação a isso. Não gosto dos que esperam as negociatas. Convido para que a gente possa incindir sobre esses deputados, da bobagem que estão fazendo em compactuar com um modelo que prejudicou a população”, defendeu o parlamentar.
A líder do governo, Vereadora Geni Peteffi/PMDB ressaltou: “Não podemos ficar quietos. Essa Casa tem que começar a fazer algumas ações para que a gente possa de fato mostrar para a comunidade que nós somos contra porque o prazo é curto. Não me surpreende se daqui a pouco ligarmos a tv e vermos que o projeto foi aprovado. Porque a Convias não patrocina o Caxias e o Juventude? Pelo menos teremos algum retorno de alguma maneira. Consta no contrato que para cada buraco tem alguma multa. Veja se eles pagaram alguma multa com todos esses buracos que tem?”.
“Tem que deixa vencer esse contrato. Depois vamos colocar pedágios decentes, comunitários, com preço baixos e licitação séria. Onde vai vencer aquele que fizer o melhor serviço”, destacou o Vereador Mauro Pereira/PMDB, “Eles viram que não vai ser tão fácil aprovar esse projeto como eles gostariam. A dificuldade está aqui nessa Casa. Ninguém vai passar a gente pra trás”.
Para o Vereador Francisco Spiandorello/PSDB todos são a favor das obras mas decidir um projeto como este em pouco tempo é errado. “Creio que precisa de espaço, tempo. Não houve sequer debate. Quem são os intervenientes, anuentes desse contrato? Essa interveniência tem que ser feita pelo governo federal, tem que ter a assinatura do Ministro dos Transportes. De qualquer forma que essa Casa tem posição: ela é contrária”, afirmou.
“Mais de 600km de estradas são federais. Mais um belo problema para ser colocado”, acrescentou o Vereador Elói Frizzo.
De acordo com o Vereador Deoclecio da Silva/PMDB somente a justificativa do Duplica RS coloca a população gaúcha numa situação de imbecilidade. “Me orgulho de ser Vereador nesse momento. Pela postura dessa Casa que é contra esse roubo no bolso do contribuinte. Não temos que fazer benefício a uma empresa de pedágios. Poderá ser colocado um posto de pedágio nos acessos porque as rodovias alternativas vão prejudicar o bolso da concessionária. O presidente de CIC está errrado, não está previsto a extinção do posto de Farroupilha, está sendo mudado de local apenas”, frisou.
O Vereador Edson da Rosa/PMDB foi o mais pessimista. “Na minha opinião por mais otimista que somos se esse projeto não estivesse aprovado não iria para a Assembléia. Tomara que eu esteja errado”, disse.
Tatto concordou: “Não tenho dúvida que a menos que nos mobilizemos são favas contatas. Esse indecisos não são indecisos, estão esperando para declarar o seu apoio. Temos que acabar nos mobilizando porque senão mais cancelas virão”.
Daneluz reafirmou: “A principal ação tem que ser política dentro dos nossos partidos. Temos o compromisso de virar esses votos”.
O Vereador Alencar Tavares/PR observou: “Mais vergonhoso são esses deputados que estão em cima do muro. Estão esperando o quê? Deputados que fizeram votos aqui e nem vieram pedir a opinião da população”.
“Se a governadora mandou é o projeto é porque já tem acerto”, concluiu o Vereador Getulio Demori/PP, “Esses deputados indefinidos não existem”.
O Vereador Alencar encerrou seu pronunciamento enfatizando que algumas pessoas estão boicotando as obras para justificar a colocação dos pedágios.
Fonte: Câmara de Caxias do Sul

Nenhum comentário: