segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Hora de discutir o duplica RS

Stefan Ligocki - 27/10/2008 Jornal Pioneiro
Passado o segundo turno da eleição municipal, a Assembléia Legislativa deve se debruçar sobre um tema polêmico, cujo debate vinha sendo adiado por conta da disputa eleitoral: a prorrogação dos contratos dos pedágios embutida no Duplica RS. Circula com força no Legislativo gaúcho a informação de que o governo Yeda Crusius (PSDB) vai enviar o projeto do Duplica RS para a Casa até a segunda quinzena de novembro. Nas últimas semanas, Yeda e integrantes da cúpula do Piratini, como o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, têm se reunido com bancadas governistas para tentar obter apoio dos deputados ao Duplica RS. Há quem diga que, para conseguir a adesão de sua base para tão polêmica matéria, o Piratini tem se comprometido a incluir, entre as obras do Duplica RS, a reforma de estradas da base dos parlamentares. Em troca, eles aprovariam a contestada prorrogação das concessões rodoviárias. Boataria à parte, o fato é que nem mesmo a oposição é contrária ao Duplica RS, desde que o tema pedágios esteja fora do pacote. - Temos que retirar do Duplica RS essa questão da prorrogação das concessões - argumenta a deputada Marisa Formolo (PT). Nas próximas semanas, nos bastidores ou publicamente, o debate em torno do Duplica RS deve ganhar fôlego. Ninguém questiona a importância das melhorias que o governo estadual quer fazer nas castigadas estradas gaúchas. Porém, o desafio da governadora será convencer os deputados e a sociedade de que realmente não há outra opção para se obter essas melhorias que não seja a prorrogação das concessões.
Em meio ao debate sobre o Duplica RS, cresce na Assembléia o movimento para a criação da CPI do Daer. Ex-presidente da CPI dos Pedágios, o deputado Gilmar Sossella (PDT) está à caça de apenas mais uma assinatura para poder instalar a comissão. O pedetista já tem 18 adesões.
Sossella acredita que o recente parecer do Ministério Público de Contas, que apontou irregularidades na fiscalização de rodovias pedagiadas pelo Daer, reforça a necessidade de criação da CPI para investigar o órgão. É assim que pretende obter a 19ª assinatura.

Nenhum comentário: