quarta-feira, 19 de novembro de 2008

REGIÃO: União contra a buraqueira. Empresários de sete cidades fazem manifestação pedindo melhorias em estradas.

Bento Gonçalves – Cansados de enfrentar a buraqueira nas principais estradas da região e de esperar por uma ação do Estado, empresários de oito entidades de sete cidades se uniram para protestar, de forma pacífica, na tarde de ontem. Reunidos em frente ao posto do Grupo Rodoviário da Brigada Militar, no Km 217 da RSC-470, em Bento Gonçalves, os manifestantes distribuíram panfletos para os motoristas.O trânsito não chegou a ser trancado, apenas fluiu de forma mais lenta, controlado pelos patrulheiros rodoviários, para a entrega dos 3 mil fôlderes. Segundo os organizadores, a mobilização reuniu cerca de 100 pessoas. – Queremos chamar a atenção do governo do Estado. Queremos uma resposta para nossas reivindicações – explicou o presidente do Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), Ademar Petry. O líder empresarial conta que, depois de meses de insistência, a entidade conseguiu levar o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, para uma reunião em Bento Gonçalves, há cerca de três meses. O encontro, entretanto, frustou as expectativas da classe. Segundo Petry, o secretário apenas falou do programa Duplica RS e não trouxe soluções para as estradas não-pedagiadas. Os empresários das oito entidades entregaram para Andrade uma carta com os pedidos de melhorias das rodovias da região. – Passaram-se três meses e nenhum retorno foi dado. Discutimos o que fazer e entendemos que deveríamos organizar uma manifestação para que o governo do Estado nos ouça – conta Petry. Os presidentes das entidades empresariais de Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata e Veranópolis participaram do ato, que contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Bento Gonçalves (Sindibento). Os empresários ainda protestaram contra a prorrogação do contrato dos pedágios proposta pelo Duplica RS. Eles entendem que deveria haver uma discussão pública sobre o assunto antes da votação do projeto pela Assembléia Legislativa. – Não há necessidade de urgência na votação, já que há mais cinco anos até o vencimento dos contratos de pedágio. E não se fala da situação das estradas não-pedagiadas, como as nossas que estão em situação deplorável e causam prejuízo para a economia da região. O ato também é em defesa da vida, já que as estradas esburacadas causam acidentes – apontou Petry.
- Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o Pioneiro e a RBS TV apresentaram uma série de reportagens sobre a precária situação das estradas da Serra. Na RSC-453, entre Bento e Farroupilha, o jornal contou 400 buracos em 17,5 quilômetros.
- Na RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, 550 buracos degradavam um trecho de 13,9 quilômetros.
- O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem prometeu melhorias, que devem começar até o fim do ano (veja quadro abaixo).
- Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves
- Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Farroupilha
- Associação Comercial e Industrial (ACI) de Carlos Barbosa
- Câmara da Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi
- Câmara da Indústria e Comércio (CIC) de Guaporé
- Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Nova Prata
- Associação Comercial, Cultural e Industrial (ACI) de Veranópolis
- Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Bento Gonçalves (Sindibento)
- RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino
- RSC-453, entre Bento Gonçalves e Farroupilha
- RSC-470, entre Bento Gonçalves e Nova Prata
- RS-431, entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul
- RS-324, entre Nova Prata e Passo Fundo
RS-446
O que será feito: fresagem e recapeamento de 13,9 quilômetros entre Carlos Barbosa e São Vendelino
Custo: R$ 1,8 milhão
Previsão: início das obras ainda em novembro e conclusão prevista em até 60 dias
RSC-453
O que será feito: recapeamento com 4 centímetros de espessura do entroncamento da RSC-470 ao acesso à RS-444. Microrrevestimento com polímeros a partir do acesso à RS-444 até a entrada para Nova Roma do Sul
Extensão total: 12,48 quilômetros
Previsão: início em dezembro de 2008 e conclusão em fevereiro de 2009
Custo: R$ 1,1 milhão
Fonte: Jornal Pioneiro - Foto Divulgação

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