quinta-feira, 6 de novembro de 2008

População gaúcha rejeita hipótese de prorrogação de pedágios

(Charge do Iotti)
Pesquisa revela que 96,1% usuários de estradas concedidas é contra a renovação dos contratos, e preferem pedágios comunitários.

A FETRANSUL – Federação das Empresas de Transporte e Logística no Estado do RS divulgou nesta manhã, 06 de novembro, uma pesquisa de opinião pública para saber o grau de satisfação com os pedágios no RS.
A pesquisa foi realizada por Suzana Sá Pesquisa e Planejamento/Letti Response nos meses de julho e agosto deste ano, abrangendo todos os pólos rodoviários, assim como os pedágios comunitários, com uma amostragem de 900 usuários de estradas. Em 10 anos de existência dos pólos rodoviários, foi a primeira vez que se realizou uma pesquisa independente, onde se ouviu os usuários das estradas pedagiadas.
Os aspectos levantados nessa consulta foram o valor do pedágio, grau de satisfação dos serviços e com a manutenção destas rodovias, avaliação dos pedágios comunitários, o nível de aceitação da hipótese de se antecipar a prorrogação dos contratos. Também quis saber dos usuários das rodovias se a melhor opção é o pedágio comunitário ou o privado.
Segundo o presidente da FETRANSUL, Paulo Vicente Caleffi esta amostra é uma eloqüente expressão da vontade do povo gaúcho, que, segundo o levantamento, mostra que 96,1% dos usuários de estradas com pedágios é contra a renovação antecipada dos atuais contratos. “O Governo do Estado está querendo fazer cortesia com o chapéu alheio: cria um projeto que onera a sociedade e os custos logísticos do RS”, completa ele.
A expectativa dos transportadores é de que os membros da Assembléia Legislativa honrem o voto que receberam do povo e rejeitem a proposta de prorrogação das concessões, em respeito à vontade dos gaúchos.
Segundo ele, o que está em discussão é o Estado do Rio Grande do Sul. “O nosso estado não pode perder em competitividade, em troca de interesses das concessionárias. Concluindo, Caleffi ressaltou que a sociedade, assim como os transportadores, não são contra os pedágios como forma de financiamento do setor rodoviário, mas se for para tê-los, que seja pelo modelo comunitário, que se mostrou barato e eficiente, tendo inclusive duplicado rodovias do RS com custos módicos.

Dados básicos da Pesquisa

O valor do pedágio privado:
- 88,6% dos usuários acha caro ou muito caro

Renovação antecipada dos contratos:
- 96,1% dos pesquisados é contra

Melhor opção para manter rodovias sob pedágios:
-78,9% acham que o pedágio comunitário é a melhor opção

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