quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Em suas conclusões, Berfran não sugere a responsabilização de ninguém pela lambança que é o modelo gaúcho de concessões. É ruim...

Stefan Ligocki -11/10/2007
A última chance da CPI
Em mais uma reviravolta na CPI dos Pedágios, ontem os deputados da oposição conseguiram obter uma liminar que obriga a Assembléia a votar em plenário o pedido de prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 60 dias. Ainda ontem, o presidente da Casa, Frederico Antunes (PP), anunciou que o plenário vai apreciar o pedido na sessão de hoje, que começa às 14h. A liminar concedida pelo desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, do Tribunal de Justiça (TJ), foi comemorada ainda mais pela oposição principalmente por um motivo: o relatório final da CPI, produzido pelo deputado Berfran Rosado (PPS), só poderá ser lido e votado após o plenário apreciar o pedido de prorrogação. A decisão do TJ foi um balde de água fria nas intenções de Berfran, que iria apresentar seu relatório hoje e ontem chegou a adiantar conclusões à imprensa (leia abaixo). Após a decisão da TJ, a oposição saiu a campo ontem para garantir a aprovação do pedido. Para prorrogar a CPI, são necessários votos da metade dos deputados mais um. Ou seja, se os 55 deputados estaduais estiverem presentes na sessão de hoje, serão necessários 28 votos para prorrogar a CPI. O problema é que, como hoje é véspera de um feriadão, a oposição receia não conseguir todos os votos que precisa. Contudo, a base aliada ao governo Yeda Crusius (PSDB) vai enfrentar o mesmo desafio. Será um dia de emoções fortes.
Coordenador da Frente Gaúcha de Vereadores Contra os Pedágios, o vereador Edio Elói Frizzo (PSB) informa que um ônibus sairá de Caxias hoje à tarde, com lideranças políticas e comunitárias, para pressionar a Assembléia a aprovar a prorrogação da CPI dos Pedágios.
Bom...
O relator da CPI dos Pedágios, Berfran Rosado (PPS), ignorou as articulações da oposição para prorrogar a comissão e convocou uma entrevista coletiva na tarde de ontem para antecipar informações de seu relatório. A despeito das acusações de que faria um relatório pró-pedágios, Berfran fez uma série de recomendações surpreendentes. O relator sugere que os atuais contratos de concessão não sejam prorrogados no atual modelo em que estão. O deputado também recomenda que a Agergs não faça mais a fiscalização dos pedágios privados e que o Daer seja melhor estruturado para deixar de fazer o trabalho ineficaz que faz hoje. Até a sugestão da deputada Marisa Formolo (PT) de criar um controle on-line de veículos nas praças foi incluída no relatório.
...e ruim
Apesar de várias recomendações válidas para a melhoria do modelo gaúcho de pedágios privados, o relatório de Berfran Rosado peca exatamente no ponto onde havia enorme expectativa por parte da sociedade. Em suas conclusões, Berfran não sugere a responsabilização de ninguém pela lambança que é o modelo gaúcho de concessões.
Imprevisto na coletiva
Ao convocar uma entrevista coletiva na tarde de ontem para antecipar suas conclusões, o relator da CPI dos Pedágios, Berfran Rosado (PPS), despertou a ira dos deputados da oposição. Eles reclamaram muito do fato de Berfran (foto) estar adiantando o seu relatório à imprensa antes mesmo de apresentá-lo à CPI. Curiosamente, a vingança da oposição veio ainda durante a coletiva de Berfran. Em meio à entrevista, o relator foi comunicado da decisão que obriga a Assembléia a votar hoje em plenário o pedido de prorrogação da CPI. Desconcertado, Berfran não quis comentar a decisão que pode anular o seu relatório, caso a CPI seja prorrogada por mais 60 dias.
Palanque
A Assurcon planeja apresentar um relatório paralelo à conclusão oficial da CPI dos Pedágios hoje à tarde na Assembléia.

Nenhum comentário: