segunda-feira, 16 de julho de 2007

X ENCONTRO ANUAL DOS COREDES DEFINE EM SUAS DIRETRIZES POSIÇÃO CONTRÁRIA À PRORROGAÇÃO DOS PEDÁGIOS


X ENCONTRO ANUAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS COREDES - 2007
CARTA DE IJUÍ
1 - DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DA AÇÃO COREDIANA PARA 2007
1.1 - Fortalecer os COREDEs, pela revalorização de sua missão primeira de articular lideranças, iniciativas e recursos para promover o desenvolvimento regional.
1.2 - Estimular e apoiar os esforços dos COMUDEs com vistas a seu fortalecimento, em especial, através da realização do I Encontro Estadual dos COMUDEs, previsto para os dias 27 e 28/09/2007, em Passo Fundo.
1.3 - Reivindicar, junto à Governadora do Estado, a refundação do Conselho Estadual de Desenvolvimento – CODES, tendo como primeira atribuição a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado, valorizando o conjunto de iniciativas existentes, tais como PRÓ-RS III, Rumos 2015, Pacto RS, Agenda Estratégica 2006-2020, entre outros.
1.4 - Incentivar a participação social e cidadã no planejamento, execução e controle das políticas públicas, nas diversas esferas de Governo.
1.5 - Gestionar junto ao Governo a regionalização da estrutura administrativa do Estado, compatibilizando-a com as regiões coredianas.
1.6 - Defender a continuidade do Processo de Participação Popular /Consulta Popular focados em programas estruturantes.
1.7 - Reforçar a iniciativa do Governo de regionalizar o Plano Plurianual 2008-2011, pleiteando o mesmo para o Orçamento anual.
1.8 - Manter posição contrária à prorrogação do prazo de concessão das rodovias, com término previsto para 2013, e sugerir estudos visando transformar o modelo de pólos de pedágio em praças de pedágio comunitário.
1.9 - Apoiar solidariamente os esforços do Governo com vistas à ampliação da capacidade financeira e à qualificação da gestão pública estadual.

Nenhum comentário: