terça-feira, 10 de julho de 2007

Marisa reitera a existência de documentos que provam acordo para prorrogação de pedágios


Aline Tyska PT 19:09 - 10/07/2007 Foto: Marcelo Bertani/ Ag AL
Marisa releu documento apresentado na CPI dos PedágiosA deputada Marisa Formolo (PT) reiterou da tribuna do plenário nesta terça-feira (10) que há documentos que provam a vinculação da venda do consórcio Univias com a prorrogação das concessões. Ela rebateu a acusação do secretário Daniel Andrade que considerou absurda e ilógica a declaração feita pela deputada na reunião da CPI dos Pedágios. "Parece-me, salvo melhor juízo, que ele não conhece o documento que a CPI dos Pedágios obteve ontem. Quero crer que o seu pronunciamento se fundamenta nisso, porque se não for assim é mais um ato de má-fé.", apontou a parlamentar.
A deputada releu os documentos que revelaram a efetivação da venda do Consórcio Univias (Convias, Sulvias, Metrovias) para o grupo paulista Equipav-Bertin, acordado em 29 de setembro de 2006. Marisa ressaltou que uma das partes do ofício fora destacado que o acordo celebrado entre as partes considera três etapas para definição e cumprimento total do acordo. A etapa um, conforme o ofício, aponta que está faltando a aprovação pelo órgão concedente – DAER-RS e o governo do Estado do Rio Grande do Sul de em quantos anos será prorrogada a concessão das rodovias, e que esta fase será analisada pelo atual governo. "Os questionamentos que fiz ontem se referiam sobre o que seria a outra etapa que não pode estar escrita e qual era o conteúdo. Também questionei porque já se estava fazendo isso em plena campanha eleitoral?", relatou Marisa.
A deputada atentou sobre outro fato descrito no ofício, que diz respeito à aprovação pelo BNDES da transferência de parte da responsabilidade pela operação financeira dos investidores e a substituição de garantias cedidas pelos acionistas que alienaram parte de sua participação na concessionária. "Lamento que tenhamos tido que fazer a CPI para descobrir um documento em que já há um pacto entre o governo passado e o atual para prorrogar os pedágios, e nós todos estamos sendo enganados, como se nada estivesse acontecendo", concluiu Marisa.

Nenhum comentário: