quinta-feira, 19 de julho de 2007

DÁ PARA COMEÇAR DE NOVO?


Foi o que me perguntei, enquanto minhas lágrimas rolavam sem controle diante da trágica notícia do acidente no aeroporto de Congonhas. Será que Freud explica o que está acontecendo com o Brasil, ou melhor, com o povo brasileiro? Explica sim! Como “pai” da Psicanálise, há muito tempo, ele já afirmava que o “sujeito” precisa ser responsável por aquilo que faz.
Como educadora sempre acreditei que minha missão é plantar sementes... de amor, de paz, de justiça, de benevolência, de respeito, de gratidão, de honestidade, de compaixão, de educação, etc. Acreditei que por mais que não visse os frutos, o importante, era plantar a semente. Tenho a certeza, que meus alunos farão a diferença nas próximas décadas. Mas hoje percebo que a semente mais importante a ser plantada é a da responsabilidade. Parece que o ser humano, não sente o peso dessa palavra, ou então não sabe o que ela significa. Daí então pergunto: quem será o responsável por mais essa tragédia? Quantas pessoas ainda terão que morrer para que se ache o responsável ou para que se tome uma providência?
Não dá mais para cruzar os braços diante de tanta falta de responsabilidade. Decidi então que vou plantar a semente da responsabilidade. Utopia! Pode ser! Mas como educadora, se não acreditar que esse Brasil ainda tem jeito, preciso pegar minha “maleta” de livros é claro, e ir para casa, pois deixo de acreditar na minha função.
Vou lançar essa semente ao sabor do vento, por todo canto do Brasil. Quem sabe o “Universo” me escuta, e pelo menos minhas filhas, ou quem sabe minhas netas, bisnetas, tenham pelo menos o prazer de ver essa muda brotar. Será que é esse o segredo?

Ana Lúcia Pereira Baccon – Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL – Londrina – Presidente da APP Sindicato de Jacarezinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Professora, sua manifestação vale apenas de ser lida.
Um grande abraço,

Idair Moschen - Caxias do Sul