segunda-feira, 16 de julho de 2007

Se o Piratini não ampliar a discussão em torno da proposta para o impasse dos pedágios, dá para imaginar o que pode ocorrer?

Stefan Ligocki - 16/07/2007
Uma chance ao diálogo
Enquete feita pela coluna durante cinco dias com 343 internautas confirmou uma tendência que se percebe nas ruas de Caxias do Sul a respeito da polêmica proposta da governadora Yeda Crusius (PSDB) de inviabilizar os desvios de pedágios em troca de obras viárias importantes para a Serra. Diante da pergunta "Você concorda com o fechamento dos desvios de pedágio, sob a condição de que haverá descontos de 50% nas tarifas no pedágio de Farroupilha e a realização de obras?", 85,42% (293 votos) disseram que não, enquanto 14,58% (50 votos) afirmaram que sim. O resultado indica que o governo estadual precisa urgentemente rever o projeto original anunciado há uma semana por Yeda, sob pena de que haja manifestações mais contundentes da população. Levando em conta que a resistência ao modelo de concessões rodoviárias do Estado é cultural na região, o Piratini deveria ampliar o diálogo com a população antes de anunciar definitivamente, na próxima quarta-feira, o que pretende fazer. O tal desequilíbrio econômico-financeiro da concessionária Convias em função das rotas alternativas, sempre contestado por conta de números incertos, não pode servir de único parâmetro para uma negociação dessa importância para a Serra. Melhor seria ainda que o governo estadual adiasse o anúncio oficial do projeto e promovesse uma audiência pública na região para debater a proposta.
IPVA
Desconto no IPVA O deputado Alvaro Boessio (PMDB), de Farroupilha, pretende protocolar nos próximos dias na Assembléia um projeto que prevê desconto de até 50% no IPVA para quem usa estradas pedagiadas. A proposta deve gerar polêmica. Apesar de dar uma aliviada no bolso do cidadão que paga duas vezes para circular em boas estradas - às vezes, nem tanto -, uma lei do tipo faria o Estado perder boa parte de sua receita. Não faltará lobby do Piratini para inviabilizar a aprovação do texto.
Palanque
- A deputada estadual Marisa Formolo (PT) está convencida de que a proposta apresentada pela governadora Yeda Crusius (PSDB) para resolver o impasse dos pedágios na região não passa de um acordo para pavimentar a prorrogação das concessões. - O deputado estadual Alvaro Boessio (PMDB), por sua vez, não acredita que o desconto de 50% na praça de Farroupilha vá durar muito tempo.
A propósito - Efeitos
Se o Piratini não ampliar a discussão em torno da proposta para o impasse dos pedágios, dá para imaginar o que pode ocorrer?

Nenhum comentário: