terça-feira, 11 de setembro de 2007

PIZZA VERGONHOSA... ALERTAMOS PARA MANIFESTAÇÕES MAIS GRAVES!

Protesto provoca confusão em sessão de CPI dos Pedágios sessão de CPI. Manifestante pretendia entregar pizza para relator de comissão.
Um manifestante com uma pizza na mão foi imobilizado e retirado do plenarinho da Assembléia Legislativa durante a sessão da CPI dos Pedágios na tarde de ontem.
Corretor de imóveis, estudante de Ciências Socias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e morador de Viamão, Carlos Augusto Lopes, 27 anos, protestava contra os pedágios e os rumos da CPI, quando tentou se aproximar da mesa dos deputados que presidem a comissão carregando uma pizza brotinho.
- Eu pretendia entregar a pizza de presente para o relator da CPI, o deputado Berfran Rosado. Não ia atirar em ninguém. Era para ser um protesto pacífico contra a intenção do relator de finalizar os trabalhos - disse Lopes.
Surpreso com a aproximação do rapaz, um dos seguranças da Assembléia tentou contê-lo. Com isso, outros moradores de Viamão, que acompanhavam o manifestante, também entraram na confusão. Uma mulher chegou a cair durante o princípio de tumulto.
Em seguida, enquanto os deputados prosseguiam a sessão, Lopes era levado para a área de segurança da Assembléia e encaminhado até a 1ª Delegacia da Polícia Civil da Capital, onde prestou depoimento e foi liberado no início da noite.
O clima de tensão nas reuniões da CPI tem sido comum entre deputados de oposição e situação. Ontem, o protesto teve início quando requerimentos propostos por parlamentares do PDT e do PT para convocar novos depoimentos foram rejeitados pela base do governo.
Após o incidente com os manifestantes, Berfran Rosado (PPS) rechaçou a atitude de Lopes, que considera antidemocrática, e disse não ter necessidade de ampliar o prazo da CPI.
- Estamos investigando tudo o que foi proposto desde o início, os contratos, o processo licitatório, e já ouvimos 14 pessoas. Agora, preciso de tempo para preparar o relatório, que será absolutamente correto e justo. Não há necessidade de ouvir mais depoimentos - afirmou Berfran Rosado. Fonte: Blog do Guto
***
Fui violentamente agredido na CPI dos Pedágios.
Como sabem estou acompanhando a CPI dos Pedágios todas as segundas no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Ontem o relator tentava encerrar a CPI sem ouvir importantes informações da comunidade. Indignado resolvi comprar uma pizza e entregá-la num protesto simbólico e pacífico, pedindo que essa CPI não "terminasse em pizza".
Antes de conseguir chegar à mesa fui violentamente agarrado pelos seguranças que me arrastaram por três lances de escadas dando socos e empurrões. Ao reclamar da violência responderam que violência era quando sangrava. Fiquei quase uma hora sendo interrogado ao melhor estilo ditatorial em plena Assembléia Legislativa. Após resolveram me conduzir até a 1° DP. Um advogado ia me encontrar lá mas os seguranças resolveram me levar para o Palácio de Polícia.
Lá prestei depoimento reclamando da violência e da falta de democracia. Minha surpresa (e a de várias pessoas que foram acompanhar o caso) foram duas:
1) Os seguranças alegaram que eu cometi violência contra eles, sendo que as pessoas que estavam no plenarinho e as filmagens mostram o contrário.
2) A atitude violenta dos seguranças deve ter preocupado porque estava lá o procurador geral da assembléia acompanhando os seguranças, tentando abafar o ocorrido e recomendando-me cautela porque eu poderia sofrer processos.
Mais uma vez a população não pode se manifestar contra a injustiça e corrupção...

Um comentário:

Anônimo disse...

Li alguns comentários sobre a atitude honrosa do Guto na CPI dos Pedágios.
O que me entristece é ver alguns comentários de chamar a esta atitude de cara de pau,deve ser por que os brasileiros estão acostumados as maracutáias.Logo explico:Vejamos na última eleição lemos vários Panfletos com dizeres participei da Luta contra o Pedágio,mas são só a fotinho,carinhas,mas cadê o concreto como fez o Guto,não teve.Sempre digo e vou repetir muita gente boa participou desta Luta mas incansável mesmo foi o Guto,uns pq moravam e outros pq tinham sítios e isto mexia no bolso deles,mas o Guto é desta Luta desde de que foram instalar a Praça caça niquel e o prefeito à época nada fez.Quando ofereceu a pizza à CPI o Guto quis mostrar à indignação do povo Viamonense que tinha sido cerceado na sua liberdade e andar em sua própria cidade em sua própria terra.A coragem do Guto mostra que ele não tem compromisso com as empresas mas sim com seu povo e é isso que importa.Guto tenho orgulho de morar na mesma cidade que tu.E o PSOL que deixe de ser nanico e coloquem o nome do Guto à disposição da comuniddae Viamonense para fazer a diferença e realmente mudar os rumos desta cidade.Guto continue na luta é de homens como tu que esta cidade precisa.