terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sem prorrogação por mais 60 dias - , exatamente como o governo quer: em pizza.

Stefan Ligocki - 19/09/2007
À espera da CPI
Anunciada há mais de dois meses pela governadora Yeda Crusius (PSDB), a intenção do Piratini de negociar uma proposta com a Concessionária Convias, que incluiria obras viárias importantes para a região em troca da inviabilização dos desvios de pedágio, parece totalmente esquecida pelo governo estadual. Mas, como quase tudo na vida, a demora em resolver a questão tem uma explicação. Nos bastidores, comenta-se que Yeda estaria aguardando o final da barulhenta CPI dos Pedágios para, enfim, encaminhar o assunto. Tudo indica que a CPI vai acabar mesmo em 12 de outubro - sem prorrogação por mais 60 dias - , exatamente como o governo quer: em pizza. Mas e se a CPI for prorrogada por mais 60 dias, como quer a oposição? Bom, aí o governo pensará em um plano B.Enquanto o Piratini empurra a questão com a barriga, a prefeitura de Caxias e a Convias aguardam com expectativa que o governo marque a data para a apresentação da proposta. Até porque ela ainda precisa ser aprovada pela população.O governo José Ivo Sartori (PMDB) torce para que a questão seja resolvida logo, que as obras comecem em breve, que se evite as eventuais intempéries de 2008, ano eleitoral. A Convias, por sua vez, quer botar as máquinas na pista logo para melhorar a sua má imagem na região, e quem sabe, sonhar com a prorrogação.
Convias se mexe
A despeito da demora do governo estadual em resolver a situação do pólo de Caxias, a Convias está anunciando a realização de obras na Serra para os próximos dias. Os investimentos chegam a R$ 12,7 milhões - cerca de um quarto do que será gasto se o acordo com o Estado e a prefeitura prosperar. De setembro até dezembro, a concessionária pretende recuperar 30 quilômetros de estradas na RS-122 e na BR-116 na região de Caxias, além de melhorar a sinalização e instalar canteiros centrais e faixas de pedestres no bairro de Galópolis. Com as ações, a Convias sinaliza ao governo estadual que não está deixando de investir no pólo de Caxias.
Palanque
- O Daer ainda não divulgou os dados de 2006 relativos às atividades dos pedágios comunitários do Estado. A Assurcon reclama que está faltando transparência por parte do órgão outra vez.- Está confirmadíssimo o depoimento do ex-ministro Cloraldino Severo na CPI dos Pedágios na próxima segunda-feira. A oposição aposta muito nessa oitiva
A propósito - Incerteza
Será que o governo Yeda ainda tem interesse em resolver a situação do pólo de pedágio de Caxias do Sul?

Nenhum comentário: