sexta-feira, 9 de março de 2007

GOVERNO GAÚCHO TOMOU CLARA DECISÃO PELA PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DOS PEDÁGIOS PRIVADOS

Stefan Ligocki - 09/03/2007
Dificuldades à vista
Agora é fato. O governo estadual tomou clara posição pela prorrogação dos contratos dos pedágios privados do Estado. Foi o que sinalizou o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística Daniel Andrade ontem.
Ao falar com a coluna, Andrade disse que o governo estadual está determinado a melhorar a estrutura das estradas gaúchas e essa decisão passa pela prorrogação. O secretário sustenta que a atual malha rodoviária gera prejuízos econômicos e milhares de mortes no Estado. - O governo estadual está preocupado com a população e com o progresso do Estado. Não estamos apresentando nenhuma loucura. E não estamos preocupados com grupos com interesses localizados - argumentou Andrade, ao ser questionado sobre a resistência à proposta já demonstrada por deputados estaduais e pela Assurcon, entidade representativa dos usuários de rodovias. Por mais que Andrade diga que não está preocupado com a provável rejeição à proposta por parte dos parlamentares, nos bastidores o governo trabalha para sensibilizar a base aliada sobre a importância da aprovação. Até o fim de maio, será um árduo trabalho de convencimento, já que uma penca de parlamentares se elegeu fazendo campanha contra os pedágios. Se o governo Yeda Crusius (PSDB) parece não estar nem aí para o desgaste político de uma prorrogação, boa parte da Assembléia está.
A CPI vai sair
A CPI dos Pedágios, que estava ameaçada por conta de uma rusga entre os deputados Alvaro Boessio (PMDB) e Gilmar Sossella (PDT), ganhou novo fôlego. Ontem, o deputado Kalil Sehbe Neto (PDT) reuniu Boessio e Sossella e apaziguou os ânimos entre os parlamentares. Mas a mobilização na Assembléia não ficou só aí. A Comissão de Serviços Públicos deve promover, já a partir da semana que vem, audiências públicas no interior do Estado para colher mais subsídios para a CPI. A Assurcon também irá realizar nos próximos dias um encontro na Assembléia para identificar todos os parlamentares contrários aos pedágios para arredondar o requerimento de instalação da comissão.
Inabilidade
Os deputados da base aliada do governo estadual, especialmente os do PMDB, estão preocupados com a falta de habilidade política de Daniel Andrade. No início da semana, o secretário afirmou que a Rota do Sol foi inaugurada pelo governo Rigotto sem condições de segurança. Ontem, anunciou que o Piratini quer prorrogar os contratos dos pedágios sem ao menos ouvir antes os parlamentares aliados. Desse jeito, o Piratini vai sofrer outra derrota acachapante na Assembléia Legislativa.
Contra-ataque
No dia em que o governo estadual sinalizou que está determinado a prorrogar os contratos dos pedágios, o deputado Francisco Appio (PP) usou a tribuna da Assembléia para anunciar a criação da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Pedágios: - Se depender do que anda dizendo o secretário (Daniel) Andrade, teremos mais de 50 assinaturas para a CPI (dos Pedágios) e para evitar a prorrogação. A Frente, segundo Appio, já conta com mais de 20 adesões. Até agora.

Nenhum comentário: