quarta-feira, 28 de março de 2007

CRESCE VERTIGINOSAMENTE O MOVIMENTO CONTRA OS PEDÁGIOS NO RIO GRANDE DO SUL


FONTE: Stefan Ligocki -28/03/2007- JORNAL PIONIERO

Fetransul contra a prorrogação
Não é só a Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas do Estado (Assurcon) e os deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos dos Pedágios que estão se mobilizando contra o Duplica RS. Ontem à tarde, no 1º Fórum Empresarial de Transporte e Logística do Rio Grande do Sul, realizado em Caxias do Sul, empresários ligados à Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado (Fetransul) - entidade que reúne sete sindicatos estaduais do setor - elaboraram uma carta que será encaminhada à governadora Yeda Crusius (PSDB) e aos 55 deputados estaduais gaúchos. O objetivo do documento é marcar posição irreversível contra a prorrogação dos contratos dos pedágios. - Os pedágios oneram o transporte e o feijão e o arroz que chega ao povo. Somos contra a prorrogação porque os pedágios são caros e o retorno não corresponde ao que pagamos. A população precisa ser consultada antes. Por isso, elaboramos a Carta de Caxias - afirmou à coluna o presidente da Fetransul, o empresário de Bento Gonçalves Paulo Caleffi (acima, discutindo o teor da carta com outros empresários).
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Em tempo: quando o Duplica RS chegar à Assembléia Legislativa, os empresários da área de transportes deverão fazer pressão de tamanho semelhante ao das concessionárias de rodovias. Só que no sentido inverso.
22 e contando
Os deputados que articulam a CPI dos Pedágios já conseguiram 22 assinaturas para instalação da comissão. Todas elas foram colhidas apenas ontem, durante a reunião da Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos. Até o fim da semana, a expectativa é de que pelo menos mais 10 parlamentares assinem o requerimento. Na sexta-feira, o pedido de abertura da comissão deve ser entregue ao presidente da Assembléia, Frederico Antunes (PP), em um grande ato.
Cloraldino e a limusine
Inimigo número um das concessionárias de rodovias, o ex-ministro dos Transportes Cloraldino Severo (foto à direita) foi um dos palestrantes do painel O Impacto dos Pedágios no Custo do Transporte, no 1º Fórum Empresarial de Transporte e Logística, ontem, em Caxias. Como de costume, fez um rosário de críticas ao modelo de concessão de rodovias do Estado e repudiou a prorrogação dos contratos. Chegou a fazer uma analogia curiosa. - Quando você paga um pedágio privado aqui no Estado, você paga por obras que dizem que serão feitas no futuro. É como se você pegasse um táxi hoje e o taxista te prometesse comprar uma limusine no futuro. Mas você não vai usar a limusine no futuro, e nem tem certeza de que ele vai comprar mesmo - ilustrou.
Quem assinou e quem não assinou
Além do deputado farroupilhense Alvaro Boessio (PMDB), um dos principais articuladores da CPI dos Pedágios, outros parlamentares da Serra já rubricaram o requerimento que pede a criação da comissão: os caxienses Marisa Formolo (PT) e Kalil Sehbe Neto (PDT) e o vacariense Francisco Appio (PP). Os peemedebistas Alberto Oliveira e Alexandre Postal, que se dizem contrários à prorrogação dos pedágios, ainda não assinaram o requerimento.
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia aprovou ontem um requerimento que solicita a presença do secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, na Casa. É mais uma tentativa do Parlamento gaúcho de tentar conhecer os detalhes do programa Duplica RS.
A propósito
Duplica?Qual será o efeito da CPI dos Pedágios nos planos do governo estadual de prorrogar os contratos dos pedágios privados do Estado?

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