quarta-feira, 27 de junho de 2007

QUEM TEM MEDO DE CLORALDINO SEVERO


Fonte: Gazeta de Caxias - Foto: Miguel Brambilla Jr.
Deputado Marco Peixoto (PP), que saiu para atender telefone, e “melou” presença do ex-Ministro dos Transportes Cloraldino Severo, ex-ministro dos Transportes, e consultor técnico, uma das maiores autoridades do país na área e que poderia contribuir e muito com uma série de dados técnicos sobre a questão das praças de pedágio teve seu nome barrado através de votação pela maioria dos votos dos deputados que integram a CPI dos pedágios na Assembléia. A atitude dos deputados faz com que muitos analistas reforcem a tese de que de a CPI criada, em sua maioria com integrantes simpáticos às concessionárias, não tem vontade política de efetivamente investigar, à regra, todos os detalhes da instalação dos pólos de pedágio no Rio Grande do Sul. Afinal, quem tem medo do que Cloraldino Severo poderia revelar, dizer e denunciar sobre as praças pedagiadas gaúchas?
Há um velho ditado popular que diz que “pele de ovelha, fome de lobo...” mas não adianta, aos poucos a verdade aparece. Na CPI dos Pedágios é o que já estamos vendo. Palavras se perdem ao vento, os fatos é que mostram a verdade. Segunda-feira, dia 18/06/07 - 15h, inicia-se a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Pólos de Pedágios.
“Lobo”
Vários requerimentos são apresentados, entre eles o que solicita a presença do Dr. Cloraldino Severo, ex-Ministro dos Transportes, consultor técnico, professor Universitário. Vão para o voto, pois não existe consenso e, aí, segundo alguns observadores presentes ao encontro, aparece o "lobo", pois não querem saber da verdade tecnicamente apresentada e é negada a presença de Cloraldino.
Berfran não cumpriu a promessa de que quer uma investigação técnica.
Se manifestam contra os Deputados Iradir Pietroski (PTB), Alceu Moreira(PMDB), Edson Brum (PMDB), a suplente Zilá Breitenbach (PSDB) e o relator que já afirmou que quer uma "investigação técnica"- Berfran Rosado (PPS). Segundo comentários, “a sutileza elefantina se faz presente através da saída do Marco Peixoto (PP) que foi atender um telefonema...” Na verdade nenhuma surpresa, todos sabiam que os votos desses deputados sempre serão contra a uma investigação mais aprofundada do tema.
Favoráveis a presença do ex-ministro, que poderia esclarecer muitas dúvidas, foram Paulo Azeredo (PDT), Maria Formolo (PT), Dionilso Marco (PT), Paulo Borges (DEM), Francisco Appio (PP) e Gilmar Sossella (PDT) que na condição de Presidente, caso houvesse empate, poderia desempatar através do voto qualificado, mas o Dep. Peixoto foi atender o telefone e aí a presença de Cloraldino Severo foi para o espaço. Assim a votação foi de 6 (seis) favoráveis, 5 (cinco) contra e uma ausência, sendo necessários 7 votos.
Sustentar
Está evidente, segundo comentários de analistas, que a presença de Cloraldino Severo não interessa para os representantes das concessionárias, pois o nível de informações, análises técnicas, avaliações econômicas, projeções tarifárias, dados estatísticos comparativos a nível local, nacional e mundial, literalmente desmonta qualquer argumento das concessionárias dos Pólos de Pedágios. Não existe elemento jurídico, histórico, econômico e social que consiga se sustentar diante dos dados apresentados pelo ex-Ministro Cloraldino Severo.
Transparência?
Os analistas entendem ainda que a sua presença na CPI dos Pedágios tinha que ser barrada, inclusive com o voto contrário do Relator Berfran Rosado que afirmou querer a busca da verdade para que a sociedade deste nosso Rio Grande tivesse a transparência na ação dos membros da CPI.
Desconfianças
Mas ficou apenas na promessa e na conversa porque na hora de mostrar que a CPI teria transparência e seriedade, não cumpriu com o que falou e ajudou a barrar a presença de Severo; Já existem motivos para desconfiar das verdadeiras intenções de quem jogou palavras de intenções sinceras ao vento. Nada melhor do que um dia depois do outro.

Um comentário:

Anônimo disse...

E o ético Pedro Simon, qual é a sua participação disso? Quando o PMDB deu pra traz, ele deve ter ofendido até a genitora dos depudatos, não?