terça-feira, 12 de junho de 2007

PEDÁGIOS: VEREADORES LANÇAM FRENTE CONTRA A PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS


Roberta Amaral Agência de Notícias 20:25 - 12/06/2007 Edição: Sheyla Scardoelli Foto: Marcelo Bertani / Ag AL
Evento aconteceu no Plenarinho da Assembléia Legislativa.
O Plenarinho da Assembléia Legislativa lotou na tarde desta terça-feira (12) para o lançamento da Frente de Vereadores contra a Prorrogação dos Pedágios no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo vereador de Caxias do Sul, Elói Frizzo (PPS), o movimento servirá como um instrumento de pressão para que a Frente no Parlamento gaúcho e a CPI dos Pólos de Pedágio evitem a extensão dos contratos. "Esta frente está diante de um problema em que, por um lado, a sociedade vive num Estado praticamente falido e sem condições de investir na malha rodoviária, e por outro, no meio de um contrato de concessões que enfrenta questionamentos de toda a ordem e que precisam ser respondidos, e é isso que pretendemos fazer daqui por diante", afirmou Frizzo.
O coordenador da Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Pedágios na Assembléia, deputado Francisco Appio (PP), reafirmou a importância deste novo instrumento, que representa os 496 municípios que pagam para escoar a sua produção. "O atual modelo de concessão está asfixiando os municípios, até aqueles que não têm praças de pedágio. Portanto, na CPI iremos analisar todo o processo de concessão de rodovias, enquanto que as frentes estadual e municipal estarão focadas na busca de alternativas para sair desse embróglio".
Já o presidente da CPI dos Pólos de Pedágio, deputado Gilmar Sossella (PDT), disse que a Frente dos Vereadores reforçou a importância da Comissão Parlamentar de Inquérito. "A CPI precisa do apoio da sociedade, e nada mais justo que os vereadores, os legítimos representantes das cidades, se engajarem nessa mobilização".
Mais de 300 vereadores já aderiram ao movimento. Prestigiaram o lançamento da Frente representantes das Câmaras Municipais de Alvorada, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Butiá, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Dois Irmãos, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Estância Velha, Farroupilha, Gramado, Igrejinha, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, São Marcos, Mariano Pimentel, Riozinho, Santa Bárbara do Sul, Santa Cecília do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santiago, São Jerônimo, Sobradinho, Tapejara, Três Passos, Vale Verde, Vanini, Venâncio Aires e Viamão.
Também participaram do evento os deputados Adão Villaverde (PT), Alvaro Boessio (PMDB), Francisco Appio (PP), Kalil Sehbe (PDT), Marisa Formolo (PT), Miki Breier (PSB), Raul Carrion (PCdoB), Raul Pont (PT) e Stela Farias (PT), além do ministro dos Transportes no governo Sarney, o gaúcho Cloraldino Severo.

Nenhum comentário: