terça-feira, 12 de junho de 2007

PEDÁGIOS: VEREADORES DE TODO O ESTADO SE UNEM CONTRA PRORROGAÇÃO DE CONTRATOS

Olga Arnt PT 20:13 - 12/06/2007
Com a participação de representantes de mais de 50 municípios, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (12), a Frente Gaúcha de Vereadores Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios. A iniciativa, que nasceu na Serra e se expandiu por outras regiões do Estado, conta com mais de 300 adesões de parlamentares de diversas cidades. A expectativa dos organizadores é de que novas lideranças se agreguem ao movimento, que tem como objetivo evitar que os atuais contratos de exploração das rodovias gaúchas sejam renovados por mais 15 anos.
A presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, Stela Farias (PT), disse que a prorrogação dos contratos é uma ameaça cada vez mais presente. Ela lembrou que a proposta está embutida no projeto Duplica RS, que o governo do Estado pretende encaminhar à Assembléia Legislativa no segundo semestre. Para evitar a medida, a parlamentar defendeu a ampliação da mobilização popular. "É preciso chamar todos os setores, formando uma grande frente social, pois sem a efetiva participação da população não será possível alterar um modelo que já demonstrou não contemplar os interesses dos usuários", frisou.
Integrante da CPI dos Pedágios, instalada na Assembléia Legislativa, a deputada Marisa Formolo (PT) afirmou que a mobilização dos vereadores é fundamental para que a comissão de inquérito, de fato, abra a caixa preta do modelo de concessão de rodovias implantado no Rio Grande do Sul. "O povo organizado, cobrando e fiscalizando as ações de seus deputados, terá papel decisivo na garantia de um trabalho investigativo isento e técnico", salientou.
Marisa agradeceu o apoio que recebeu dos vereadores no processo de definição da relatoria da CPI e lamentou que o eleito não queria a instauração de uma comissão de inquérito para investigar o modelo de pedagiamento implantado no Estado.
Plebiscito Autor do projeto que propõe a realização de um plebiscito sobre a prorrogação dos contratos, o deputado Dionilso Marcon (PT) disse que o governo Yeda mostra mais uma vez que só governa para os poderosos. "A proposta da governadora de prorrogar, no canetaço, os contratos até 2028, demonstra que ela que ela rejeita o clamor da sociedade e governa de costas para o povo", criticou.
O líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, Raul Pont, defendeu a unificação da luta contra a prorrogação dos contratos de pedágios. "Temos uma frente parlamentar na Assembléia Legislativa, agora temos a frente constituída pelos vereadores, temos a CPI e, ainda, o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Serviços Públicos em diversos municípios gaúchos. É preciso unificar os esforços para que possamos evitar a prorrogação, incidir sobre o valor das tarifas e sobre a localização das praças, que em algumas cidades se configura como verdadeira reminiscência feudal", apontou.
A Frente Gaúcha de Vereadores deverá elaborar uma carta aberta, defendendo a não prorrogação dos contratos, para ser entregue à governadora Yeda Crusius.

Nenhum comentário: