quarta-feira, 7 de novembro de 2007

VIA EXPRESSA PODERÁ UNIR CIDADES DA SERRA GAÚCHA. PROPOSTA COMEÇA A SER CONSTRUÍDA PELOS VEREADORES DE FARROUPILHA E CAXIAS DO SUL


A Câmara de Vereadores durante a Sessão Ordinária de quarta-feira, dia 07, recebeu a visita da comitiva de Vereadores de Farroupilha. Estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Maioli/PDT, a vereadora Analzilda Theodoro/PMDB e os vereadores: Antônio Chiele/PMDB, João Silvestrin/PT, Nilton Bozzetti/PP, Paulo Schneider/PT e Vandré Fardin/PSB.
O presidente do Legislativo da cidade vizinha utilizou a tribuna para anunciar que seus colegas de Parlamento falariam sobre dois projetos: a construção de uma via expressa entre Caxias, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi e a construção de um aeroporto para atender a região. Maioli agradeceu o espaço e convidou para uma reunião sobre os assuntos no dia 20, terça-feira, às 18 horas, em Farroupilha.
O Vereador João Silvestrin defendeu o projeto da estrada. “Seria uma via sem interrupções entre Caxias e Farroupilha, a exemplo dos países de primeiro mundo, com três faixas que vão e três que vem, bem distintas da pista que existe hoje. Como representantes do povo precisamos elaborar um projeto regional para todos os municípios. Esta é uma proposta dos vereadores, não tem partido nenhum”, definiu.
Já o Vereador Antônio Chiele falou sobre a criação de um novo aeroporto regional. “A ANAC já possui três estudos para instalação de aeroportos aqui. Gostaríamos que pudéssemos, a região toda, participar de uma reunião com os técnicos da ANAC. Caxias será o eixo da serra gaúcha e temos que pensar essa questão para contemplar as cidades vizinhas. Esperamos que possamos trocar idéias e falar a mesma linguagem em benefício da região”, destacou.
Diversos Vereadores manifestaram-se em apoio aos colegas do município vizinho. O Vereador Alfredo Tatto/PT foi o primeiro. “Vejo com mais do que bons olhos essas propostas. A via expressa tem que ser pensada mesmo. É preciso que se faça porque nossa região é uma das que mais se desenvolve no Estado. Em relação ao aeroporto, dialoga com o que eu penso e sinto. O aeroporto deve ficar no meu entendimento na divisa do município de Caxias e Farroupilha, fora da bacia do Samuara. Contem com meu apoio pessoal”, disse.
Prosseguiu o Vereador Elói Frizzo/PSB: “Essa inciativa é fantástica. Vocês estão de parabéns. O que nos interessa não é a questão partidária, nem eleitoral. Caxias, Farroupilha e Flores da Cunha tem que sentar e conversar. Eu agregaria no debate questões ambientais e o sobre o trem regional”.
O Vereador Alaor de Oliveira/PMDB opinou: “A via expressa é um meio de nos aproximar de Gramado e Canela. Se fizermos isso nosso turismo regional aumentará também. Hoje é um momento que deve ficar marcado, que sirva de exemplo para todas as Câmaras”.
Posicionou-se a Vereadora Ana Corso/PT: “A comunidade tem que discutir para que seja bom para todo mundo. Sou aberta as propostas. Acho positivo termos um aeroporto regional melhor localizado. Temos que estar instigando os organismos para que se pense grande para o melhor de todos”.
Entrou no assunto, o Vereador Pedro Incerti/PDT: “Incluo nessa pauta mais um aspecto que podemos abordar: uma universidade federal para a região. Sem dúvida somos parceiros nessa caminhada. Tudo que pudermos encaminhar em conjunto tenho certeza que fica mais fácil para conquistar”.
Compromete-se com a reunião, o Vereador Getulio Demori/PP. “Há a necessidade de planejar a região para o futuro e os assuntos são relevantes. Devemos estar presentes na reunião”, frisou.
O último a se pronunciar foi o Vereador Francisco Spiandorello/PSDB, que presidia a Sessão. “Todos que falaram aqui manifestaram a necessidade do diálogo e o interesse coletivo para resolver questões importantes. Gostaria de agradecer a presença de todos. O Legislativo tem que estar presente nas decisões, é o que desejamos, poder influir representando o povo. Certamente estaremos nesta reunião participando deste debate regional”, pontuou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CMV

Nenhum comentário: