quarta-feira, 21 de novembro de 2007

NO LEGISLATIVO GAÚCHO A FRENTE PARLAMENTAR CONTRA A PRORROGAÇÃO DOS PEDÁGIOS NÃO DESISTE...

Eles não desistem
O melancólico fim da CPI dos Pedágios da Assembléia não desmotivou os deputados que brigam por melhorias no modelo de concessões rodoviárias do Estado. Religiosamente, a Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Pedágios tem se reunido às terças-feiras. Ontem não foi diferente, como registra a foto, na qual aparecem Marisa Formolo (PT), Francisco Appio (PP, ao centro) e Gilmar Sossella (PDT). A principal deliberação da reunião da Frente foi pela decisão de divulgar em breve uma nota oficial para celebrar a recente decisão judicial que impediu o fechamento da rota alternativa ao pedágio da RS-122, em Farroupilha. O movimento é para marcar posição diante da nota divulgada pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), publicada por jornais gaúchos na última segunda-feira.De acordo com o deputado Appio, há um entendimento de que a decisão relacionada ao desvio de pedágio da RS-122 pode servir de base legal para impedir a transferência da praça de pedágio de Vila Cristina, como prevê a proposta negociada entre o Piratini e a Convias em troca de obras viárias na região e desconto de, no mínimo, 50% nas tarifas.
De olho no caixa
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia aprovou ontem o projeto que estipula o controle on-line do movimento de veículos nas praças de pedágio por meio da instalação de um sensor. Se for implantado, o sistema permitirá que o Daer acompanhe em tempo real o fluxo de veículos que circulam nas estradas concedidas do Estado, discrimine o número e o tipo de veículos que trafegam nas rodovias e confronte a receita arrecadada pelas concessionárias com os valores cobrados nas praças. A proposta, de autoria da ex-deputada Miriam Marroni (PT), foi reapresentada neste ano por Marisa Formolo (PT). O texto pode ir à votação em plenário na semana que vem.
Em tempo: as concessionárias de rodovias do Estado já contam com um sistema de monitoramento do fluxo de veículos nas praças de pedágio, mas as informações não são fornecidas em tempo real ao Daer. Por conta dessa lacuna, a proposta da bancada do PT precisa ser aprovada logo.
Fonte: Jornal Pioneiro

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