segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

MOVIMENTO CONTRA OS PEDÁGIOS TOMA FORÇA EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS

Fóruns querem nacionalizar o movimento.
Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná
Prefeitos do litoral se unem contra pedágio.
O Fórum Popular Contra o Pedágio ganhou importantes aliados na luta contra a cobrança de pedágios nas rodovias paranaenses. Prefeitos da região litorânea se uniram ao esforço de diversas entidades da sociedade civil organizada para o lançamento da seção local da campanha antipedágio, que acontecerá no próximo dia 15, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Paranaguá. De acordo com o presidente do Sindicato do Bares, Hotéis e Restaurantes (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, vários prefeitos do Litoral estarão presentes no ato político de lançamento da seccional do Fórum. Segundo ele, que está organizando o evento, a expectativa da comunidade é muito grande em relação à atividade. O deputado estadual Hermes Fonseca, do PT, coordenador da Frente Parlamentar do Fórum, disse que a interiorização do movimento contra o pedágio é fundamental para conquistar a opinião pública. Ele afirmou ainda que a sociedade civil precisa exigir um posicionamento das personalidades públicas a respeito da questão. O ex-deputado estadual Acir Mezzadri, coordenador geral da campanha, adiantou que várias cidades paranaenses ganharão nos próximos dias seções regionais do Fórum Popular Contra o Pedágio. O próximo passo, a partir de agosto, confirma o coordenador, será a nacionalização da campanha antipedágio. O processo se iniciará com a realização do “Seminário Nacional Sobre Pedágio” e com a divulgação - pelo governo federal - da privatização dos trechos das rodovias 101, 116 e 376, conhecidos como "Corredor do Mercosul".
“Pedágio fere de morte o Litoral”, diz Sindilitoral. Apenas 8% dos 399 municípios paranaenses são contemplados com parte do Imposto sobre Serviços (ISS) arrecadado com a cobrança de pedágio. Ou seja, 34 são privilegiados em detrimento de outras 365 cidades que ficam à mingua. O que é bom para um é muito ruim para os outros. A praça de pedágio de São José dos Pinhais, encravada no início da Serra do Mar, na descida para o Litoral, é um exemplo de mau planejamento técnico que danifica toda cadeia produtiva da região litorânea. Se o município da grande Curitiba ganha com o ISS, alguns do litoral recebem muito pouco pelo dano causado com o pedágio, porém todos sofrem muito com o desarranjo econômico e a perda de turistas. É esta situação caótica que os prefeitos, comerciantes e lideranças políticas pretendem discutir no dia 15, em Paranaguá, durante o lançamento da seção regional do Fórum Popular Contra o Pedágio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes do Litoral (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, os prefeitos e comerciantes querem discutir esses desequilíbrios que “ferem de morte a região litorânea”.
Situação drástica. O último levantamento da Associação Comercial e Industrial de Matinhos e Sindilitoral apenas 10% das pessoas que deixam Curitiba nos últimos finais de semana optam pelo litoral paranaense, a grande maioria (60%) vai em direção ao litoral catarinense em repúdio ao altíssimo preço de pedágio, considerado hoje o principal fator desta evasão de turistas.

Nenhum comentário: