terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PEDÁGIO, ABUSO DO SISTEMA

Por Irm Gilson Boaventura gilson@ilhanet.com.br
Confesso que ao abrir os jornais hoje e ver estampada na primeira pagina que foram definidas as propostas para os pedágios fiquei indignado. Vamos acordar pessoal, estas estradas são nossas e foram construídas na maioria na era militar e sem cobrar pedágio de ninguém porque já existiam os impostos para construção das rodovias. E elas foram pagas por nós através do IPVA e do CIDE que também serve para manutenção, ampliação e modernização das estradas, e este custo já é muito alto pelo pouco que é feito. Então: Como aceitarmos pagar esta taxa de pedágio se já pagamos imposto? Onde estão os entendidos da Lei? Os Juizes do Supremo? Os Deputados Federais, Estaduais e os Senadores desta república de aproveitadores para coibir este absurdo contra o popular? Prezados Senhores, Senhoras e Jovens, o Governo, somos nós! E a tribuna não é para propaganda política, ela é para definir propostas justas e ordeiras ao povo, sem a permissão da safadeza e do abuso.
Esta atitude PEDÁGIO é contra os princípios morais e são abusivas ao direito de ir e vir, pois pelo discernimento da Lei, não se pode cobrar taxa quando já existe um imposto determinado por Lei; também é Livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; os Incisos dos Artigos 1º, 2º 3º e 4º da constituição definem claramente a autodeterminação dos povos.
A cobrança de pedágio pela sua própria definição já separa os estados e municípios ferindo ai o próprio Artigo 1º da Carta Magna. O abuso hoje é tão grande que é preciso uma repressão popular. Eu sou contra o autoritarismo, mas primo pela justiça de direito e não abusiva. Falava-se muito contra a repressão militar, mas hoje nota-se que no nosso país precisa de repressão, tem muitos ladrões de colarinho branco que nem respeitam as Leis. A nação não tem dono exclusivo, ela é a união de cidades, estados e distritos, portanto, se alguém cobra aleatoriamente direitos que não existem também me dá o direito de eu cobrar pedágio na frente da minha casa. Acorda Brasil! Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Nenhum comentário: