terça-feira, 22 de janeiro de 2008

EXCESSO DE PESO NA CARGA DOS CAMINHÕES... E NAS RODOVIAS PEDAGIADAS COMO É QUE FICA? AS CONCESSIONÁRIAS VÃO SE MEXER? DAER? AGERGS?

O deputado Francisco Appio, vem de há muito, criticando os que atribuem à responsabilidade pelo excesso no peso da carga ao transportador, quando na verdade o problema é criado pelo embarcador, dono da mercadoria. Enquanto isso a Polícia Rodoviária, ao invés de introduzir a pesagem do veículo e da carga, prefere fiscalizar pelas notas. Neste caso, não observa a tolerância de 5% concedida na avaliação mecânica. Por falta de informações uma grande parcela de motoristas é notificada e não consegue seguir viagem, sendo obrigada a descarregar a parte excedente, quando não é adotada a tolerância por falta de balança. Caminhoneiros preferem se submeter à balança do que ao humor de alguns patrulheiros, alerta o parlamentar que encaminhou ofício à PRF para atualizar a orientação dada aos postos do estado, especialmente o de Seberí, onde ocorrem problemas com maior freqüência, conforme queixa dos motoristas, em contato com o SOS Caminhoneiro. Nas estradas pedagiadas no estado a responsabilidade pelo controle do peso da carga dos caminhões é das concessionárias, conforme cláusula existente desde 1996, quando foram licitadas as concessões rodoviárias. As concessionárias descumprem o contrato, não fazem programa algum, preferem difundir pela mídia eletrônica campanhas e apelos pelo bom uso da rodovia. Nas estradas federais não concedidas, o DNIT prometeu instalar balanças, mas não cumpriu a promessa. Algumas delas construídas há mais de dez anos, estão sucateadas em processo de destruição por vândalos, como na BR 116, em Vacaria, na saída para Santa Catarina. FONTE: DEPUTADO FRANCISCO APPIO

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