terça-feira, 29 de janeiro de 2008

DEPUTADO CONVOCA POPULAÇÃO DO PARANÁ A NÃO PAGAR PEDÁGIO NAS ESTRADAS DO ESTADO

O líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), em entrevista nesta segunda-feira (28), à Rádio CBN, convocou a população do Paraná a não pagar pedágio nas estradas do estado.
“Nós temos que fazer um movimento de desobediência civil em relação a esse pedágio para ver se essas empresas concessionárias parem um pouco e se desculpem com a sociedade paranaense para reduzir essa tarifa abusiva.”, disse Romanelli. Confira abaixo a entrevista na íntegra: Rádio CBN - Segunda a versão da Rodonorte um carro haveria passado por três praças de pedágio nesse domingo sem pagar as tarifas, e de acordo com a assessoria esse motorista foi identificado por policiais rodoviários como sendo o senhor, isso aconteceu de fato? Romanelli - É verdadeiro. Eu, desde o dia 5 de dezembro quando recebi, lamentavelmente, por decisões judiciais um mandato proibitório de me manifestar contra o preço abusivo das taxas de pedágio, tarifas de pedágio, tenho efetivamente tentado uma articulação que é para desobediência civil. Ou seja, me recusando a pagar a tarifa de pedágio. Penso que os paranaenses têm que reagir e efetivamente nós temos que encontrar mecanismos para poder impedir esse abuso que está sendo cometido contra os motoristas paranaense. E eu como um parlamentar, tenho feito a minha parte. E quero convocar todas as pessoas de bem a não se submeter a esse abuso que está sendo praticado por algumas poucas famílias que controlam as estruturas no Paraná e no Brasil. CBN - O senhor no memento que passou pelas praças de pedágio não estava com o carro oficial. Romanelli - Não. Estava com meu automóvel particular. Eu quero dizer o seguinte: no dia 11 de fevereir o na tribuna da Assembléia Legislativa, eu vou explicar como é que se faz para passar o pedágio sem pagar. CBN - Você não quer adiantar para gente? Romanelli - É muito simples. Os motoristas, inclusive, que vão descer para praia agora, a cancela do pedágio ela respeita o veículo que está passando, e se tiver um veículo que estiver imediatamente atrás do outro ela também respeita esse veículo. Por que? Porque ela tem um sinal, um componente eletrônico, e a pessoa passa sem pagar o pedágio. Por outro lado, as multas que a Polícia Rodoviária eventualmente emite são ilegais. Porque o agente público tem que presenciar o motorista que estiver furando o pedágio. Nós temos o direito de ir e vir assegurado pela Constituição. Mesmo que o policial cometa a ilegalidade de fazer a multa, ela é recorrível e recurso é bem amparado e ela faz efetivamente que ninguém pague o pedágio. Na verdade, nós temos que fazer um movimento de desobediência civil em relação a esse pedágio para ver se essas empresas concessionárias parem um pouco e se desculpem com a sociedade paranaense para reduzir essa tarifa abusiva. Rádio CBN - Parece-me que os policiais, pararam o senhor e o senhor teria dito que precisava passar por problemas de saúde na família foi isso? Romanelli – Não. Não é verdade isso não. O policial que me parou, ele me abordou de forma educada e também lavrou a multa e eu efetivamente não disse que tinha nenhum problema com a família, até porque na minha família todos estão gozando de boa saúde. Rádio CBN - Foi lavrada a multa agora o senhor recorre, é isso? Romanelli - Eu vou recorrer da multa. É isso que eu vou fazer. Eu quero dizer o seguinte: eu quero convocar as pessoas a não pagar o pedágio. Nós temos que resistir. Rádio CBN - Já é uma pratica que o senhor vem adotando a baste tempo? Romanelli - Eu estou em obstrução ao pedágio desde o dia que eu votei na Assembléia Legislativa contra a criação do pedágio em 1996. Eu votei contra o pedágio. Ao mesmo tempo, penso que as empresas de forma abusivas quiseram impedir minha manifestação, tentando me impor multa de R$ 8mil por hora, para que eu não pudesse me manifestar. Eu penso que a nossa relação civilizada se encerrou. Rádio CBN - O senhor já tem vários recursos contra essas multas, por passa sem pagar, já que o senhor não paga há bastante tempo? Romanelli – Tenho. Na verdade, não pago o pedágio e tenho visto que varias pessoas não tem pagado o pedágio, e quero incentivar as pessoas a não pagar o pedágio. Rádio CBN - O senhor foi vitorioso em algumas das suas ações? Romanelli - Não, ainda não, mas nós vamos ser.
Fonte/Autor: Zé Beto Maciel / Luiz Filho / Daniel Abreu / 41 9648-1104 - 9241-2401 - 3350-4191 - 9121-2114 / H2foz@hotmail.com - Contato@luizromanelli.com.br - Daniel@luizromanelli.com.br / Www.luizromanelli.com.br / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DA LIDERANÇA DE GOVERNO / DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PMDB)

Nenhum comentário: