sábado, 19 de janeiro de 2008

Absurdo! Até quando o ajuste do desequilíbrio econômico-financeiro sobrará para o usuário?

Stefan Ligocki, 19/01/2008 - JORNAL PIONEIRO
Controle online deve aumentar tarifa
O que era para ser uma boa notícia aos usuários das estradas pedagiadas do Estado deve se tornar uma nova dor-de-cabeça. A nova lei que estipula o controle online do fluxo de veículos nas praças, criada para dar mais transparência ao principal componente na definição das tarifas, deve fazer com que o preço do pedágio suba em breve. Ao contrário do que integrantes da Associação Gaúcha de Concessionárias de Rodovias (AGCR) haviam dito na CPI dos Pedágios no ano passado, as empresas vão ter, sim, custos para se adaptar à nova lei. Os gastos serão computados no propalado "desequilíbrio econômico-financeiro" das concessionárias, o que fatalmente impactará no valor da tarifa do pedágio.- Gerará necessariamente um custo. Pode impactar na tarifa. Não sabemos ainda se será um impacto muito grande - antecipa o presidente da AGCR, Paulo Oiama. O diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha, admite a possibilidade:- É um custo que não está no contrato original. As concessionárias vão solicitar a inclusão no contrato. Tudo o que impacta um contrato, alguém tem que pagar. A dúvida está em quem vai pagar a diferença. Oiama explica que, se o governo estadual não bancar softwares e a infra-estrutura necessária para que as concessionárias prestem as informações em tempo real na internet, as empresas terão de arcar com os gastos. Nesse caso, a conta será repassada ao usuário das rodovias, como de costume. Resta saber a partir de quando.
Fora do prazo
Prevista para começar a valer neste sábado, a nova lei que estipula o controle online do fluxo de veículos não será cumprida dentro do prazo por todas as concessionárias. Gilberto Cunha explica que parte delas não conseguiu se adaptar à legislação a tempo. É o caso da Brita Rodovias, do pólo de Gramado, e da Rodosul, do pólo de Vacaria. - Temos de regulamentar a lei ainda. Não está claro no texto (da lei) se os dados têm que ser divulgados nos sites das empresas ou do Daer. Sem falar na questão do desequilíbrio. Demos um prazo até o dia 21 de fevereiro para as empresas se adaptarem - argumenta. Cunha diz que formou uma comissão com integrantes das empresas para acabar com os impasses logo. Nesta segunda, o órgão publicará em jornais de todo o Estado um anúncio para anunciar que a nova lei já está valendo. - Lei é para ser cumprida. Nós vamos fiscalizar - adianta o diretor do Daer.
Fora do ar
O presidente da AGCR, Paulo Oiama, esclarece por que as concessionárias de rodovias terão gastos para se adaptar à nova lei do controle online dos pedágios:- Colocar dados de fluxo de veículos na internet em tempo real não é assim tão simples. Temos de ter um software para fazer isso. Tem algumas praças que não têm sequer linha fixa de telefone e o celular pega mal. Como vamos divulgar os dados nesse caso? As empresas terão de investir. Oiama não acredita que os custos da nova lei possam atrapalhar as negociações entre o Estado e a AGCR para ampliar as obras nas rodovias:- Não quer dizer que não podemos baixar as tarifas mais tarde.
Palanque
- As concessionárias ligadas ao Consórcio Univias (Convias, Metrovias e Sulvias) e a empresa Coviplan vão disponibilizar já a partir de segunda-feira os dados sobre o fluxo de veículos. São as únicas empresas já equipadas para fazer isso, segundo o Daer. - Autora da lei do controle online de veículos, a deputada estadual Marisa Formolo (PT) estranha o atraso das concessionárias em cumprir o prazo:- Ou as empresas querem esconder algo, ou os dados não são tão transparentes como eles disseram na CPI dos Pedágios.
A Propósito - Conta
Até quando o ajuste do desequilíbrio econômico-financeiro sobrará para o usuário?

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