quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

PRONUNCIAMENTO DE FRANCISCO APPPIO - ESTADO ESTÁ PERDENDO DINHEIRO POR CONTA DAS PRAÇAS DE PEDÁGIOS

Fonte: Jornal Pioniero de 21/02/07 - Mirante
Pedágios na mira
De volta à Assembléia desde 1º de fevereiro, o deputado estadual Francisco Appio (PP) fará seu primeiro pronunciamento hoje à tarde. O tema do discurso do parlamentar vacariense é de bastante interesse dos gaúchos e, especialmente, dos moradores da Serra: pedágios. Appio pretende mostrar que o Estado está perdendo dinheiro por conta das praças de pedágio. Segundo o progressista, como há 19 praças até Rio Grande, empresas exportadoras estão preferindo enviar seus caminhões até o porto de Itajaí, em Santa Catarina. - O pedágio virou mais um item da já pesada carga tributária - reclama Appio.
Caixa-preta
Deputado federal até 2006, Francisco Appio retornou à Assembléia e assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, cargo que lhe impede de se posicionar abertamente sobre alguns assuntos. Mesmo assim, revela estar engajado na luta contra a prorrogação dos contratos dos pedágios privados do Estado. - Sou frontalmente contra a prorrogação, principalmente das rodovias federais. Temos de usar os recursos da Cide para ajeitar as rodovias federais - sustenta o deputado. - Em tempo: Appio acredita que a bancada do PP será contrária à prorrogação. Porém, pelo menos sete dos nove deputados do PP ainda não abriram o voto sobre o assunto.
Placa = isenção
Além de se pronunciar contra os pedágios na Assembléia, Francisco Appio vai protocolar hoje um proposta que prevê a isenção de pagamento de pedágio aos veículos que tiverem placa da cidade na qual a praça está instalada. O projeto é inspirado em uma lei de sua autoria, que existiu durante 84 dias no ano de 2000. - O lobby das concessionárias acabou fazendo com que a Assembléia anulasse essa lei - recorda.

Nenhum comentário: