sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

PROMESSA DE CAMPANHA: REVISÃO DOS CONTRATOS...

Fonte: Jornal Pioneiro-Mirante - 09/02/07
Questão de semântica
Promessa de campanha da então candidata ao governo do Estado, Yeda Crusius (PSDB), para resolver o nó dos pedágios, publicada na página 31 da edição de 26 de agosto de 2006 do Pioneiro: - Faremos uma revisão dos contratos onde os pedágios estão gerando conflitos, como os de Caxias. Não existe "rasgar contrato", existe "fazer contrato". Existem muitos pedágios que não geram problemas. Propomos sentar à mesa com usuários e concessionárias para tentar um entendimento. Fica a dúvida se Yeda, ao falar em "fazer contrato", quis dizer prorrogar contratos.DívidaSeja qual for o significado da expressão "fazer contrato", a segunda parte do que disse Yeda na campanha remete ao que o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, afirmou à Assurcon na quarta-feira: o governo se compromete a sentar à mesa com todas as partes envolvidas no processo antes de bater o martelo. Ou seja: Yeda já prometia, desde a campanha eleitoral, que o seu governo ouviria todos os envolvidos na polêmica. Promessa é dívida.AssinaturasNos corredores da Assembléia, comenta-se que a instalação da CPI dos Pedágios já conta com pelo menos 20 assinaturas. Para criar a CPI, bastam 19 adesões. Os parlamentares contrários aos pedágios privados só ainda não anunciaram a CPI porque estão elaborando uma proposta conjunta. O objetivo é evitar que algum deputado fique como "pai da criança", o que poderia implodir a CPI.***Em tempo: levantamento do Pioneiro revelou que 22 deputados são contrários à prorrogação, um número próximo ao de assinaturas da CPI.
Apuração
A Comissão de Serviços Públicos da Assembléia vai investigar as ameaças de morte contra o ex-ministro dos Transportes Cloraldino Severo, denunciadas na quarta-feira pelo presidente da Assurcon, Juarez Colombo. Severo é autor de um profundo estudo no qual denuncia taxas e aumentos abusivos dos pedágios gaúchos. O documento pode ser solicitado pelo e-mail forum.pedagios@camaracaxias.rs.gov.br
Descontão
O deputado Alvaro Boessio (PMDB), de Farroupilha, pretende protocolar um arrojado projeto na Assembléia. O peemedebista vai propor uma lei que possibilitaria aos usuários das rodovias concedidas do Estado usar seus recibos de pedágios para obter descontos no IPVA. - Recebi a sugestão de um usuário - conta. A iniciativa é interessante, mas de difícil aprovação. Na crise em que está, o Estado não abre mão de um centavo sequer.
CPI
A CPI dos Pedágios não poderia ser um caminho para se rever os atuais contratos, sem necessidade de prorrogação?

Nenhum comentário: