segunda-feira, 5 de maio de 2008

Expectativa é a de que obra esteja pronta até 2010.

Fonte: Zero Hora
Essa é nova expectativa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para receber o projeto de engenharia da BR-448, a Rodovia do Parque, esperança para desafogar a BR-116.
O traçado da nova estrada, entre Esteio e a Capital, paralela à BR-116, passa por trás do Parque de Exposições Assis Brasil e segue até a BR-290. Agora, o departamento acena com um calendário sem interrupções burocráticas até o início esperado da obra, no primeiro semestre de 2009.
Para se confiar na atual previsão, será preciso esquecer as últimas. A rodovia foi anunciada em março de 2006 como a solução para o caos da 116. A esperança era licitar a obra ainda em 2007, mas se perdeu tempo na fase de execução do projeto de engenharia, que pedia a aprovação do estudo de impactos econômico e ambiental para avançar. Esse passo foi dado em abril, e o consórcio responsável recebeu ordem para ir adiante.
Expectativa é a de que obra esteja pronta até 2010.
O Dnit no Estado espera para setembro o projeto em cima da mesa. Somente aí poderá iniciar o processo de licitação para executar a obra. As empresas interessadas terão acesso ao trabalho para estimarem seus custos e entregarem as propostas. Se iniciados os trabalhos ainda no primeiro semestre do próximo ano, o departamento acredita que poderá entregar a estrada até o final de 2010. O custo da nova BR gira em torno de R$ 275 milhões.
Será uma construção difícil, que exigirá uma escolha cuidadosa da empresa. A Rodovia do Parque não existe nem como estrada de chão. O trecho de maior custo é repleto de campos de arroz e banhados.
Todos os recursos são federais, garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mesmo assim, ainda há preocupação em municípios como Canoas e Esteio, que devem ser beneficiados diretamente com o traçado da BR-448. A ansiedade se deve à questão do licenciamento ambiental, sempre um temor de mais atrasos.

Nenhum comentário: