Fonte: Stefan Ligocki - 22/04/2008
Pedágio comunitário mudará
O pedágio comunitário está com os dias contados. Pelo menos do jeito que é hoje. O governo Yeda Crusius (PSDB) planeja mudar o pedágio comunitário por meio do Duplica RS, o ambicioso programa de melhorias e duplicação de rodovias orçado em R$ 3,5 bilhões, que será lançado na segunda quinzena de maio. - Vamos aperfeiçoar o pedágio comunitário - antecipa o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, que desde o começo do governo Yeda vem sinalizando que não está satisfeito com o modelo de pedágio administrado pelo Estado. De acordo com o secretário, a intenção é melhorar a prestação de serviços oferecida pelas praças públicas. Os pedágios comunitários passariam a contar, por exemplo, com guincho e ambulância, serviços oferecidos hoje somente pelos pedágios privados. Andrade garante que os novos serviços não vão impactar no preço das tarifas: - Ainda estamos concluindo o novo modelo, mas posso te dizer que não vai haver aumento. Segundo Andrade, o governo também estuda implantar novos pedágios comunitários, mas ainda não definiu os trechos que vão receber as novas praças. O objetivo, insiste o secretário, é melhorar as castigadas estradas gaúchas. Se por um lado o anúncio de mudanças no pedágio comunitário, com a inclusão de novas praças desse tipo no Estado, pode gerar reclamações de quem não agüenta mais pagar pedágios, por outro há o indicativo de que o governo Yeda não está planejando fazer novas ou prorrogar antigas concessões rodoviárias. A conferir em maio.
Participação comunitária
De acordo com o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, as mudanças nos pedágios comunitários em estudo pelo governo Yeda Crusius (PSDB) vão incluir outra novidade: a criação de conselhos de gestão das praças administradas pelo Estado. - A palavra é participação comunitária. Queremos ampliar a participação da população nas questões relacionadas aos pedágios comunitários - explica Andrade. O secretário diz que várias entidades serão convidadas a participar dos conselhos. A Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas do Estado (Assurcon) poderá ser convidada a compor os conselhos.
...em dia
Promessa de investimento
Está lá na margem da RS-122, pouco antes do acesso à Nova Milano, distrito de Farroupilha, para quem quiser ver: placas instaladas pela concessionária Convias fazem uma prestação de contas e, o mais importante, uma promessa de investimento. De acordo com a primeira placa, a Convias investiu, em 2007, a significativa quantia de R$ 14,4 milhões no pólo de Caxias - um valor superior ao que será gasto pelo governo José Ivo Sartori (PMDB) com o novo viaduto na rótula Nelson Bazei, cerca de R$ 9,5 milhões. Na segunda placa, a concessionária promete investir ainda mais em 2008, nada menos do que R$ 42,5 milhões. O valor, diga-se de passagem, é muito parecido com o que foi anunciado pela governadora Yeda Crusius (PSDB), há nove meses, no acordo que está sendo costurado com a Convias para a realização de obras importantes para a região em troca da inviabilização dos desvios de pedágio da RS-122 e de Vila Cristina. A tal negociação com a empresa envolveria um total de R$ 44 milhões em obras. A coluna entrou em contato com a Convias para saber como, quando e onde o recurso será gasto, mas ainda aguarda uma resposta. Nos bastidores, especula-se que os R$ 42,5 milhões em investimentos não têm nada a ver com o acordo com o Estado. Seriam parte do pacote de obras que a concessionária tocará para melhorar a má imagem que tem na Serra. A ação é resultado do novo comportamento da Convias, implantado pelo grupo paulista Bertin-Equipav, que comprou a concessionária gaúcha no fim de 2006.
A Propósito
Plus O governo Yeda Crusius (PSDB) vai aproveitar o Duplica RS para corrigir as falhas das atuais concessões rodoviárias?
Pedágio comunitário mudará
O pedágio comunitário está com os dias contados. Pelo menos do jeito que é hoje. O governo Yeda Crusius (PSDB) planeja mudar o pedágio comunitário por meio do Duplica RS, o ambicioso programa de melhorias e duplicação de rodovias orçado em R$ 3,5 bilhões, que será lançado na segunda quinzena de maio. - Vamos aperfeiçoar o pedágio comunitário - antecipa o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, que desde o começo do governo Yeda vem sinalizando que não está satisfeito com o modelo de pedágio administrado pelo Estado. De acordo com o secretário, a intenção é melhorar a prestação de serviços oferecida pelas praças públicas. Os pedágios comunitários passariam a contar, por exemplo, com guincho e ambulância, serviços oferecidos hoje somente pelos pedágios privados. Andrade garante que os novos serviços não vão impactar no preço das tarifas: - Ainda estamos concluindo o novo modelo, mas posso te dizer que não vai haver aumento. Segundo Andrade, o governo também estuda implantar novos pedágios comunitários, mas ainda não definiu os trechos que vão receber as novas praças. O objetivo, insiste o secretário, é melhorar as castigadas estradas gaúchas. Se por um lado o anúncio de mudanças no pedágio comunitário, com a inclusão de novas praças desse tipo no Estado, pode gerar reclamações de quem não agüenta mais pagar pedágios, por outro há o indicativo de que o governo Yeda não está planejando fazer novas ou prorrogar antigas concessões rodoviárias. A conferir em maio.
Participação comunitária
De acordo com o secretário estadual de Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, as mudanças nos pedágios comunitários em estudo pelo governo Yeda Crusius (PSDB) vão incluir outra novidade: a criação de conselhos de gestão das praças administradas pelo Estado. - A palavra é participação comunitária. Queremos ampliar a participação da população nas questões relacionadas aos pedágios comunitários - explica Andrade. O secretário diz que várias entidades serão convidadas a participar dos conselhos. A Associação dos Usuários das Rodovias Concedidas do Estado (Assurcon) poderá ser convidada a compor os conselhos.
...em dia
Promessa de investimento
Está lá na margem da RS-122, pouco antes do acesso à Nova Milano, distrito de Farroupilha, para quem quiser ver: placas instaladas pela concessionária Convias fazem uma prestação de contas e, o mais importante, uma promessa de investimento. De acordo com a primeira placa, a Convias investiu, em 2007, a significativa quantia de R$ 14,4 milhões no pólo de Caxias - um valor superior ao que será gasto pelo governo José Ivo Sartori (PMDB) com o novo viaduto na rótula Nelson Bazei, cerca de R$ 9,5 milhões. Na segunda placa, a concessionária promete investir ainda mais em 2008, nada menos do que R$ 42,5 milhões. O valor, diga-se de passagem, é muito parecido com o que foi anunciado pela governadora Yeda Crusius (PSDB), há nove meses, no acordo que está sendo costurado com a Convias para a realização de obras importantes para a região em troca da inviabilização dos desvios de pedágio da RS-122 e de Vila Cristina. A tal negociação com a empresa envolveria um total de R$ 44 milhões em obras. A coluna entrou em contato com a Convias para saber como, quando e onde o recurso será gasto, mas ainda aguarda uma resposta. Nos bastidores, especula-se que os R$ 42,5 milhões em investimentos não têm nada a ver com o acordo com o Estado. Seriam parte do pacote de obras que a concessionária tocará para melhorar a má imagem que tem na Serra. A ação é resultado do novo comportamento da Convias, implantado pelo grupo paulista Bertin-Equipav, que comprou a concessionária gaúcha no fim de 2006.
A Propósito
Plus O governo Yeda Crusius (PSDB) vai aproveitar o Duplica RS para corrigir as falhas das atuais concessões rodoviárias?
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