terça-feira, 2 de setembro de 2008

Entenda o DUPLICA / RS com números...

ASSOCIAÇÃO DOS USUÁRIOS DE RODOVIAS - “ASSURCON / SERRA”
Prorrogação por mais 15 anos após 2.013, fechamento das vias alternativas e instalação de novas praças de pedágios previstas nos contratos, como é o caso da RS030.
Argumento básico para a prorrogação dos contratos através do DUPICA/RS: compensar prejuízos até hoje manifestados pelas concessionárias, mas que não se possuem dados confiáveis, para que façam as obras que seguem relacionadas abaixo e que foram divulgadas em Santa Cruz do Sul.
Critério: como as concessionárias dos Pólos de Pedágios até hoje não fizeram obras, foram somados os valores arrecadados até 2007 e os valores projetados a serem arrecadados pelo DUPLICA/RS e o que representam os “investimentos” em relação a arrecadação total.
PÓLO METROPOLITANO - Porto Alegre
Guaíba até Sentinela do Sul ........ 98 km
Obra de duplicação de 62 km de 2.008 até 2012 ao custo de R$ 194 milhões
Sentinela do Sul até Camaquã ..... 36 km
Obra de duplicação dos 36 km, de 2012 até 2014 ao custo de R$ 112 milhões
Eldorado do Sul até o entroncamento da BR/153.....205 km
Obra de duplicação de 50 km, de 2008 até 2010 ao custo de R$ 170 milhões
Gravataí até Osório na RS 030 ..... 74 km
Obra de aumento de capacidade nos 74 km, de 2008 até 2013 ...R$ 22 milhões
Viamão até Pinhal ..... 84 km
Duplicação de 01 km e aumento de capacidade em 83 km
de 2008 até 2013 ..................... ao custo de R$ 76 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2014..... R$ 574 milhões
Até 2007 o Pólo METROPOLITANO já arrecadou, sem correção, R$ 357.653.014,00
Arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 ................R$ 1.467.965.840,00
Portanto, somando o arrecadado, com o arrecadar 32% serão destinados para obras
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PÓLO CAXIAS DO SUL - Convias S/A
Caxias do Sul até Campestre da Serra ........ 75 km
Obra de duplicação de 2 km e aumento da capacidade em 5 km
de 2008 até 2011 ao custo de R$ 24 milhões
Caxias do Sul até Nova Petrópolis ...... 30 km
Obra de duplicação de 01 km e aumento de capacidade de 5 km
de 2008 até 2010 ao custo de R$ 13 milhões
Farroupilha até São Vendelino pela RS 122 .... 12 km
Obra de aumento de capacidade de 4km de 2008 até 2012 ... R$ 7 milhões e 300 m.
Viaduto na RS 122 – Tramontina – Km 60 208 / 2009 ao custo de R$ 10 milhões e 700 m.
Interseção na RS 122/RST 453 para Caxias do Sul / Flores da Cunha
de 2008 / 2009 ao custo de R$ 16 milhões
Duplicação da BR-116 – Marcopolo até a Av. São Leopoldo – 1,8 km ..sem data e valor
Duplicação da BR-116 – em Vila Cristina 1,2 km ... sem data e valor
Total dos investimentos de 2008 até 2011 .... R$ 71 milhões
Até 2007 a CONVIAS já arrecadou, sem correção, R$ 233.355.404,00
Arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 ...... R$ 992.194.440,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 7% serão destinados para obras
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PÓLO DE VACARIA - Rodosul S/A
Vacaria até Campestre da Serra ..... 44 km
Obra de duplicação de 3km e aumento de capacidade de 4 km
isto de 2008 até 2017 ao custo de R$ 26 milhões
Vacaria até a divisa de Santa Catarina ..... 35 km
Obra de aumento de capacidade de 10km de 2008 até 2017,
ao custo de R$ 14 milhões
Vacaria até Lagoa Vermelha ..... 63 km
Obra de aumento de capacidade de 5 km, de 2008 até 2017 ao custo de R$ 9 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2017 ... R$ 49 milhões
Até 2007 a RODOSUL já arrecadou, sem correção, R$ 138.981.857,00
A arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 é de R$ 605.531.460,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 6,5% serão destinados para obras
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PÓLO DE GRAMADO - Brita Rodovias S/A
Gramado até Taquara .... 41 km
Duplicação de 5 km, de 2008 até 2017, ao custo de 16 milhões
Gramado até Nova Petrópolis .... 31 km
Aumento da capacidade dos 31 km, de 2008 até 2017, ao custo de R$ 11 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2017 R$ 27 milhões
Até 2007 a BRITA RODOVIAS já arrecadou, sem correção, R$ 81.166.563,00
A arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 é de R$ 300.144.280,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 7,5% serão destinados para obras
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PÓLO CARAZINHO - Coviplan S/A
Carazinho até Passo Fundo .... 40 km
Duplicação de 6 km e aumento da capacidade de 5km, de 2008 até 2017,
ao custo de R$ 29 milhões
Carazinho a Panambi ..... 53 km
Aumento da capacidade de 5 km, de 2008 até 2017, ao custo de R$ 7 milhões
Carazinho a Sarandi....... 45 km
Duplicação de 3km, aumento da capacidade de 5 km
de 2008 até 2017, ao custo de R$ 18 milhões
Carazinho a Soledade.... 74 km
Duplicação de 5 km, aumento da capacidade de mais 5km
de 2008 até 2017, ao custo de R$ 26 milhões
Passo Fundo a Tio Hugo .... 39 km
Duplicação de 3km, aumento da capacidade de 5km
de 2008 até 2017, ao custo de R$ 20 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2017 é de R$ 100 milhões
Até 2007 a COVIPLAN já arrecadou, sem correção, R$ 218.433.652,00
A arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 é de R$ 869.298.500,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 9,2% serão destinados para obras
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PÓLO SANTA CRUZ - Santa Cruz Rodovias S/A
Santa Cruz a Pantano Grande ..... 59 km
Obra de aumento da capacidade de 5km, de 2008 até 2017, por R$ 20 milhões
Santa Cruz até a Tabaí...... 77 km
Aumento da capacidade em 7 km, de 2008 até 2017, ao custo de R$ 20 milhões
Santa Cruz até Paraíso do Sul..... 72 km
Aumento da capacidade em 4km, de 2008 até 2017, ao custo de R$ 12 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2017 R$ 52 milhões
Até 2007 a SANTA CRUZ RODVIAS já arrecadou, sem correção, R$ 181.109.518,00
A arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 é de R$ 684.330.120,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 6% serão destinados para obras
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PÓLO LAJEADO - Sulvias S/A
Estrela até a Tabaí ..... 40 km
Duplicação de 33km, de 2008 até 2011, ao custo de R$ 112 milhões
Lajeado até Soledade..... 99 km
Duplicação de 9km e aumento de capacidade de 31km, de 2009 até 2011
ao custo de R$ 70 milhões
Lajeado até Soledade .... 99km após 2011
Duplicação de 51km, de 2012 até 2017, ao custo de R$ 222 milhões
Lajeado a Guaporé .... 88km
Duplicação de 11km e aumento de capacidade de 5km, de 2008 até 2017
ao custo de R$ 78 milhões
Lajeado a Venâncio Aires .... 29 km
Aumento da capacidade de 2 km, de 2008 até 2011, ao custo de R$ 8 milhões
Total dos investimentos de 2008 até 2017 é de R$ 490 milhões
Até 2007 a SULVIAS já arrecadou, sem correção, R$ 410.761.155,00
A arrecadação, histórica, projetada de 2008 até 2028 é de R$ 1.521.528.060,00
Portanto, somando o arrecadado com o arrecadar 25% serão destinados para obras
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SÍNTESE GERAL
Valores, sem correção, já arrecadados até 2007........................ R$ 1.621.461.159,00
Valores da arrecadação, sem correção, se houver a prorrogação R$ 6.440.992.720,00
Soma do item “1” com o “2”, arrecadação histórica de .......... R$ 8.062.453.879,00
isto se continuarmos por 20 anos com o mesmo número de veículos e se as vias alternativas permanecerem abertas, caso contrário irá além dos 15 bilhões, valores de hoje.
Soma total dos valores dos investimentos do DUPLICA/RS até 2017, sem correção...... R$ 1.363.000.000,00 ..... portanto, em média, 16% da arrecadação será para obras
e mais de 80% serão custos. Dá para admitir que se prorroguem os contratos dos Pólos de Pedágios através do DUPLICA/RS?
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CONCLUSÃO
Os Pólos de Pedágios tem como custos mais de 80% da arrecadação
Os Pedágios Comunitários possuem um custo médio de 15%
Os Pólos de Pedágios investem menos de 20% nas rodovias
Os Pedágios Comunitários possuem 85% da arrecadação para obras
Pergunta: por que para ter um benefício (estradas boas) se teima em pagar mais, se
os usuários de rodovias podem pagar menos?
O Governo Estadual quer duplicar o que mesmo?
E os Deputados vão aprovar uma improbidade administrativa evidente?
Agenor Basso – (54)) 99.74.40.08

Um comentário:

Anônimo disse...

Os valores que estão lançados, acho que são subfaturados, isto dá uma arrecadação muito maior, basta postar alguem junto as cancelas e verão.
O desconto que estão oferecendo será compensado com aumento de veículos.
Os valores hoje cobrados já estão muito acima do valor necessário.
Se pegarem somente pedágio de caminhões verão a fortuna que isto representa