sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Não pagamos mais pedágio na RS-040

Oh Senhor, obrigado! As preces dos viamonenses foram ouvidas: Não pagamos mais pedágio, a RS-040 será duplicada até Águas Claras e, de quebra, ainda receberemos ruas laterais para o tráfego local em Águas Claras e talvez (??????) as tarifas de pedágio sejam reduzidas (para quem paga)!
Estaremos vivendo no Paraíso? Os céus descerem à Terra?
Podem crer: ou passo a acreditar em milagres, ou devo crer que algo estranho está acontecendo nos “bastidores”.
Após anos de luta (e quando digo luta não é no sentido figurado não!), onde se alegava desequilíbrio econômico-financeiro da concessionária que não tinha mais como manter a isenção para os munícipes de Viamão, pois estava trabalhando no “vermelho”, onde o governo do Estado prometeu “estudos” jamais realizados, onde a AGERGS fez ouvidos moucos às denúncias e pedidos da população e o DAER nos ignorou. Agora isto?
Vamos juntar as peças: após o final duvidoso da CPI dos Pedágios, interrompida justamente no momento em que se levantavam questões sérias sobre corrupção no DAER e na AGERGS (que se mantenha longe de Viamão) bem como de super-faturamento e caixa 2 das concessionárias. Quando se trabalha para abrir uma nova CPI que investigue o DAER, e a AGERGS balança internamente tentando demitir a diretora que ousou defender o justo direito dos usuários de rodovias, Sra. Denise Zaions, “de repente” os recursos aparecem e os melhoramentos são providenciados de forma emergencial.
O que é isto?
Conforme declarações de José Alberto Bethonico, Gestor de Engenharia do Consórcio Univias, o secretário de Infra Estrutura e Logística “solicita” e a concessionária “atende”.
Mas é tão simples assim? Porque não fizeram isto antes? Ou estaremos vendo aí um acordo tácito (?) entre governo e concessionária: Eu “engaveto” as denúncias e CPIs e vocês “mostram serviço” num ano eleitoral?
É! É mais fácil crer nisto do que no milagre da compreensão do governo e boa vontade da Univias!
P.S.: Sr. Secretário Daniel de Andrade, já que é só pedir, por favor, solicite que a duplicação seja estendida até Morro Grande, pois a população de lá sofre as mesmas dificuldades e lutou junto com a de Águas Claras.
Pedro Ciarlo, Arquiteto
Fonte: Blog do Guto

Nenhum comentário: